Serviços Online SITAC



Informações



Total de Acessos


Publicado em 16/05/2018

Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM-PA), CREA-PA, Cau-PA, Associação Comercial do Pará (ACP), Entidades de Classe, profissionais projetistas e executores da área tecnológica de prevenção contra incêndio, formaram uma grande comissão multiprofissional para debater o assunto versado na prevenção contra incêndio, envolvendo a elaboração de projetos, o registro nos órgãos de classe, a aprovação de projetos, a execução, a manutenção e o refinamento das normas e procedimentos. Tudo com a intenção de proteger a sociedade e oferecer um serviço eficiente, prestativo e preservar vidas.

O incêndio não avisa quando vai ocorrer. É uma ação rápida e perigosa, podendo causar danos materiais, mortes e o agravamento de problemas incalculáveis caso ocorra o desabamento da edificação, o que pode resultar em perda da moradia, do local de trabalho e a dor da perda de algum ente querido. Uma catástrofe social de proporções inimagináveis.

As reuniões vão continuar até que os assuntos tenham sido amplamente observados, avaliados, comparadas com outros estados e então formatadas todas as informações que deverão ser repassadas oficialmente para os profissionais, além de divulgadas para sociedade, via palestras e documentos produzidos.

 

Abaixo, as súmulas das duas primeiras reuniões, realizadas em 18 de abril e 15 de maio de 2018:

1ª REUNIÃO TÉCNICA: DIRETORIA DE SERVIÇOS TÉCNICOS – DST, DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ (CBMPA), CREA-PA, CAU-PA, ACP, PROFISSIONAIS PROJETISTAS E REPRESENTANTES DE ENTIDADES DE CLASSE

Data: quarta-feira, dia 18/04/2018, Horário:10h30 as 12:00h, Local: CAT / Av. Almirante Barroso -Entroncamento. Estiveram presentes: 1-Cel. JAIME ROSA DE OLIVEIRA - da DST / CBMPA; 2-Ten. Cel. GERSON LOPES RAPOSO Júnior do CAT - Centro de Atividades Técnicas do CBMPA; 3-Engº Civil e Arqtº Urbanista ALEXANDRE DE MORAES FERREIRA – representante do CREA / PA e presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis – Departamento do Pará; 4-Arqtª BAVIERA MADUREIRa IAB / ACP; 5-Engº Civil DANILO DA SILVA BEGOT - Conselheiro suplente da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA / PA; 6-Engº Civil TULIO ROBERTO CEI - Coordenador da Câmara de Segurança da Associação comercial do Pará - ACP; 7-Engª Civil ALANE PATRICIA SOUSA da SILVA - profissional com expertise na área de PCI, Diretora da Proteger Engenharia 8-Arqtª. MILENE COUTINHO LOURENÇO DA COSTA – Gerente Geral CAU-PA 9-Arqtª. ANA PAULA BAIA OLIVEIRA COSTA – Analista de Fiscalização CAU-PA

Súmula dos assuntos abordados na 1ª reunião: 1-Celebrar convênio para que os registros de ARTs e RRTs, registradas pelos profissionais de cada conselho, referentes a elaboração de projeto, execução de projetos e manutenção de sistemas de combate a incêndio, sejam informadas, ao CBMPA via on-line, ou que possam ser acessados pela entidade e vice-versa – tornar as informações informatizadas; 2-Definição de quais profissionais estão regularmente habilitados a se responsabilizar e registrar projetos de combate a incêndio, graduados, pós-graduados, especializados na matéria, e qual a abrangência, 3-Definir as formas de registrar nas ARTs e RRTs as responsabilidades referindo a cada PCI, no tal ou parte, informando e registrando nesses documentos o número do processo e data de aprovação do mesmo junto ao CBMPA; 4-Cooperação entre todas as instituições representadas e outras, que venham a somar-se a este esforço; 5-Credenciamento de empresas e profissionais junto ao CBMPA.

 

2ª REUNIÃO TÉCNICA: DIRETORIA DE SERVIÇOS TÉCNICOS - DST, DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ (CBMPA), CREA-PA, CAU-PA, ACP, PROFISSIONAIS PROJETISTAS E REPRESENTANTES DE ENTIDADES DE CLASSE

Data: terça-feira, dia 15/05/2018, Horário:09h00 as 12:00h, Local: CAT / Av. Almirante Barroso -Entroncamento. Estiveram presentes: 1-Ten. Cel. GERSON LOPES RAPOSO Júnior do CAT - Centro de Atividades Técnicas do CBMPA; 2- Cap. QOBM RAIMUNDO NONATO MOURA DA SILVA FILHO - Centro de Atividades Técnicas do CBMPA; 3-Engº Civil e Arqtº Urbanista ALEXANDRE DE MORAES FERREIRA – representante do CREA / PA e presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis – Departamento do Pará; 4-Engº Civil DANILO DA SILVA BEGOT - Conselheiro suplente da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA / PA; 5-Engº Civil TULIO ROBERTO CEI - Coordenador da Câmara de Segurança da Associação comercial do Pará - ACP; 6-Engª Civil ALANE PATRICIA SOUSA da SILVA - profissional com expertise na área de PCI, Diretora da Proteger Engenharia 7-Arqtª. MILENE COUTINHO LOURENÇO DA COSTA – Gerente Geral CAU-PA; 8-Arqtª. ANA PAULA BAIA OLIVEIRA COSTA – Analista de Fiscalização CAU-PA; 9- Engº Civil Andressio Paulo Souza da Silva Rebelo – vice-diretor técnico da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Estado do Pará – AEST.

Súmula dos assuntos abordados na 2ª reunião: 1-Abertura de consultas às novas normas de PCI que serão relacionadas às normas do CBMSP, 2-Renovou-se a cooperação entre todas as instituições representadas e outras, que venham a somar-se a este esforço, onde deverão ser comunicadas nos site do CREA e CAU e informado aos presidentes do SINDUSCON e ACOPE, 3-Planejamento Estratégico do CBMP será colocado em prática as ações a serem tomadas ainda este ano, 4-Foram abordadas as novas formas de encaminhamento e arquivamento de PCIs junto ao CBMPA, (em DWG) – qual seja futuramente os projetos serão analisados eletronicamente; 5-Elaboração de Guias, Check-list para analistas e projetistas falarem na mesma linguagem e evitar repetições e reprovações desnecessárias; 6- Interação de normas dos Bombeiros e normas da ABNT e Código de Defesa do Consumidor; 7- Formatação de como o CBMP deve cobrar e receber ART / RRT registradas pelo CREA e CAU de elaboração de projeto, de execução de projeto e de manutenção, qual a medida de prevenção que o profissional está responsável: detalhar/individualizar a descrição das responsabilidades dos profissionais; 8- Foi acordado como deve ser verificado os prazos de serviços de manutenção de edificações tais como elevadores, recarga de extintores e outros, via registro de ART/RRT vinculando os códigos de serviços, descrição dos serviços e com os prazos de início e previsão de término do contrato; 9- Verificação de convênios já existentes com outros Creas, para que possam ser replicados pelo Crea-PA.

 

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará

Atendimento ao Público: Das 8h às 14h
De Segunda a Sexta.
Atendimento Pessoa Física: (91) 3219-3402 / 3219-3411
Atendimento Pessoa Jurídica: (91) 3219-3403
Atendimento CAT e ART: (91) 3219-3404
Ouvidoria:(91) 3219-1132/1136

Tv. Doutor Moraes, 194 - Nazaré - CEP: 66.035-080 Belém - PA - Brasil