Desafios dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia foram debatidos durante a 75ª Soea
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Palestrante defende que docentes, discentes e técnicos devem conhecer os projetos pedagógicos para observar se atendem ao objetivo proposto
Os desafios dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia diante do novo perfil de jovens estudantes foi discutido nesta quinta-feira (23) durante a 75ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), em Maceió. O palestrante, que também é presidente do Crea-BA e professor universitário da Universidade Federal da Bahia, eng.civil Luís Edmundo Prado de Campos, abordou como as instituições de ensino têm que se modernizar em seus projetos pedagógicos, o novo perfil dos jovens estudantes e mudanças pedagógicas dos docentes.
Campos trouxe essa provocação importante para esclarecimentos dos novos perfis profissionais que terão suas atribuições. “Acho que o Sistema Confea/Crea está um pouco afastado da parte de ensino, sendo que é importante este tema, pois os profissionais que serão posteriormente fiscalizados, serão formados por estas instituições.”
Quanto aos projetos pedagógicos, Luís Edmundo acredita que docentes, discentes e técnicos “não conhecem o projeto, o que o torna fictício. Portanto, o lógico seria que todos o conhecessem para atender ao objetivo do projeto pedagógico”, defendeu.
Outro ponto questionado na palestra seria uma modificação comportamental dos docentes, pois para o palestrante, o professor tem que ser dinâmico, colaborador, e, principalmente, motivador em sala de aula. Quanto ao comportamento dos discentes, o palestrante afirmou: “ele tem que ter envolvimento social, pois precisa entender que ele está na academia para atender à sociedade. Além disso, o aluno tem que saber lidar com as relações interpessoais e ter um aspecto de liderança.”, especificou o engenheiro.
Reportagem: Jescika Araújo (Crea-PI)
Edição: Fernanda Pimentel (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 75ª Soea