CREA-PA e ADEPARÁ preparam acordo para intensificar fiscalização de produtos agrotóxicos

Acessos: 2143

Na última quinta-feira (9), em reunião realizada na Inspetoria de Marabá, CREA-PA e ADEPARÁ se reuniram para debater sobre os pontos do termo de cooperação entre as instituições.

A realização da reunião foi proposta para propor os ajustes sobre o termo de cooperação que visa a fiscalização de lojas agropecuárias, profissionais, empresas e proprietários de aviões que realizam a aplicação de produtos agrotóxicos.

Um dos pontos do termo de cooperação que fica sobre responsabilidade da ADEPARÁ tem por objetivo a fiscalização de lojas que emitem muitos RTs (Receituários Agronômicos) e realizar a notificação de lojas que não possuem produtos agrotóxicos cadastrados no CREA-PA e na ADEPARÁ.

 O que também ajudara nas fiscalizações é o aplicativo da ADEPARÁ, que será lançado em breve e integrará o sistema do órgão com as lojas agropecuárias. O “App” também será disponibilizado para o acesso do CREA-PA e do Ministério Público.

Outro ponto importante é a execução da fiscalização sobre profissionais e empresas que exercem a atividade de receituários agronômicos e estão disponibilizando esses documentos já assinados para a emissão de terceiros.

O CREA-PA realizará treinamentos sobre receituários agronômicos para os profissionais da EMBRAPA, Ministério da Agricultura em parceria com a ADEPARÁ-EMATEC, para que as fiscalizações sejam intensificas sobre os profissionais, empresas e as lojas de venda de agrotóxicos.

Estiveram presentes na reunião, representando a ADEPARÁ, o Eng. Agrônomo Ivaldo Santana diretor de agrotóxico, o Eng. Agrônomo Joaquim Lucas, gerente de agrotóxicos, as fiscais e Eng. Agrônomas Eliane Viana e Daniely Bussato. Também estiveram presentes os representantes da inspetoria de Marabá do CREA-PA, a supervisora regional Jaqueline Lima, o inspetor auxiliar e Eng. Agrônomo Willem Carles, os técnicos em agropecuária e fiscais, Joelson Leal e Manoel Neto e o agente fiscal Osman Junior.