Dia do Engenheiro: entrevistado pelo CREA, afirma que profissional deve adquirir conhecimento constantemente
-
Acessos: 67
Onze de dezembro é o Dia do Engenheiro no Brasil. A profissão foi regulamentada no Brasil através do decreto 23.569, de 1933, que também criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura, responsáveis pela fiscalização da profissão.
O número de profissionais com este diploma tem crescido bastante no país: segundo a Fapesp, 40 mil engenheiros se formam todos os anos no Brasil. É a profissão do futuro e da atualidade.
O engenheiro civil Márcio Tavares, formado pela Faculdade Estácio em 2019, registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) desde 2020, atua nas áreas de projetos de cálculo estrutural, projetos hidrossanitária e execução de obras civis. Ele compartilhou com a Comunicação do CREA-PA sua experiência com a engenharia, os desafios e o que levou escolher a profissão.
Crea: Por que você escolheu a engenharia?
Márcio: Desde criança, sempre tive vontade de ser engenheiro. A casa da minha mãe tinha um quintal grande e sempre brincávamos de construir coisas lá. Mas, alguns motivos na vida me fizeram adiar esse sonho. Até que aos 30 anos, consegui ingressar numa faculdade particular e me formei aos 35.
Crea: Como é seu dia a dia na rotina profissional?
Márcio: A rotina é analisar as obras da Prefeitura que trabalho, fazendo auditoria de processos, obras e boletins de medição, para saber se estão conforme os fiscais atestaram e se as obras estão sendo executadas conforme o contrato, para uma boa gestão do recurso público aplicado.
No Aterro Sanitário, estamos executando as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), e faço visitas periódicas para ver se o andamento da obra está de acordo com o esperado.
Crea: O que tem sido seu foco atual?
Márcio: Meu foco tem sido aprender cada vez mais sobre obras de infraestrutura de forma a desenvolver meu trabalho com qualidade e eficiência.
Crea: É necessário se atualizar de forma permanente na sua profissão?
Márcio : Extremamente necessário. Atualmente, faço uma pós graduação em Patologia das Edificações. Continuar aprendendo e adquirindo conhecimento é essencial em qualquer área. E na engenharia não é diferente. As normas são atualizadas constantemente e precisamos ficar por dentro.
Crea: Qual sua mensagem para quem for iniciar a carreira na engenharia agora?
Márcio: Minha mensagem é que tenha paciência e muita força de vontade. Na faculdade é um dos cursos mais difíceis que tem e na vida profissional você precisa se manter qualificado e antenado com o mercado. A engenharia é um ramo que tem um leque enorme de possibilidades de atuação.
A engenharia tem mais de 30 tipos de habilitação no País e um amplo mercado de trabalho. São elas: Engenharia Civil; de Produção; Mecânica; Elétrica; dQuímica; Florestal; Sanitária; Ambiental; de Alimentos; Naval; Industrial; Biomédica; Agronômica; entre outras.
Dia a dia de trabalho do Engenheiro Márcio