UFRA chega aos 70 anos como protagonista no setor agrário

Acessos: 1067

Neste sábado,17 de abril, a mais antiga das Universidades Federais do Pará, completa 70 anos de existência. Nascida em 1951 como Escola de Agronomia da Amazônia (EAA), A Universidade Federal Rural da Amazônia é a pioneira nas Ciências Agrárias na região Norte.

De lá para cá, a Universidade cresceu e hoje possui 43 cursos de graduação em sua grade, além de outros 27 de pós-graduação. Todos distribuídos em seis campi, que ficam localizados nas cidades de Belém, Capanema, Capitão-Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açú. Alguns deles, inclusive, estão passando por processo de reforma e modernização, para atender ainda melhor os mais de 11 mil alunos da instituição.

Atualmente, a Universidade forma profissionais de licenciaturas, Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Zootecnia, Administração, Engenharias Florestal, Cartográfica, de Pesca, Ambiental, entre outras áreas, desenvolvendo centenas de projetos de pesquisa, ensino e extensão e inúmeras parcerias internacionais e interinstitucionais.

Pela importância que possui, como não poderia deixar de ser, a UFRA tem assento no plenário do CREA-PA. Um de seus representantes é o Eng. Florestal Profº Antônio Moreira, que não esconde o orgulho disso.

- Ser representante da UFRA, perante o sistema CONFEA/CREA, é de grande importância no acompanhamento da relação de nossos egressos com o sistema, assim como ter conhecimento da necessidade de mudanças nas diretrizes curriculares para o exercício dos profissionais de Engenharia e Agronomia formados pela UFRA – revelou Antônio Moreira, que também se destaca por ser o Coordenador da Câmara Nacional de Engenharia Florestal do Confea.

Uma data tão importante para uma instituição de tanto destaque não poderia deixar de ser lembrada pelo CREA-PA, como fez questão de destacar o Presidente, Eng. Civil Renato Milhomem. 

- Nós estamos no coração da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. A existência de uma instituição como a UFRA, que é nossa, não apenas do povo paraense, mas brasileiro, é um privilégio sem tamanho. Poder contar com ela atuando diretamente no CREA-PA, através de profissionais tão capacitados, é fundamental para alcançarmos nossos objetivos - ressaltou o Presidente do CREA-PA, Eng. Civil Renato Milhomem.

Veja, abaixo, um pouco dessa história, em uma breve homenagem do CREA-PA:

 

1.jpg

2.jpg

5.jpg

4.jpg

3.jpg

6.jpg