Coordenadoria de Comissões de Ética – CNCE se reúnem para debate em São Paulo
-
Acessos: 844
Entre os dias 17 e 19 de novembro representantes das Coordenadorias de Comissões de Ética – CNCE, se reuniram para o terceiro encontro do fórum consultivo. Inicialmente a reunião fora marcada para acontecer em São Luís do Maranhão, porém com os crescentes casos do Covid-19 em território maranhense, o local da reunião mudou para São Paulo.
A reunião teve como objetivo iniciar o debate sobre os novos normativos que substituirão a Resolução nº 1.004/2004 e a Decisão Normativa DN-94/2012, focando sempre na redução de prazos de tramitação e análise dos processos, bem como a aplicação do artigo 75 da Lei nº 5.194/66 e da Resolução nº 1.090/2017 do Confea. Outro ponto discutido na reunião foi a ausência da ética como disciplina nas grades curriculares das universidades.
Representado o estado paraense, esteve presente o Conselheiro e Coordenador da Comissão de Ética do Pará, Eng. Civil Janilton Ugulino.
- Foram 10 itens propostos para melhorias dentro do sistema da ética. Debatemos bastante, falando também sobre o futuro da ética. Temos ela como o segundo pilar do processo da engenharia. Ela tem muita importância dentro do conselho – destacou o Eng. Civil Janilton.
Apesar da segunda reunião ter sido realizada virtualmente, ainda no segundo semestre, os recursos virtuais foram utilizados nos três dias de reunião em São Paulo e possibilitaram a participação das assessorias técnicas do Confea e do Crea-PR e da assessoria jurídica do Crea-MG, bem como das coordenadorias dos regionais do Mato Grosso e do Ceará.