CREA-PA inicia cronograma de ações de fiscalização em condomínios horizontais e verticais
-
Acessos: 1204
O CREA-PA realizou nesta sexta-feira, 05 de junho, a primeira de diversas ações de fiscalização que devem ser feitas em condomínios horizontais e verticais por todo o Estado.
- Estamos fazendo ações massivas agora, dentro de condomínios horizontais e verticais e muitas obras irregulares estão sendo detectadas. A ideia é fazer com que o CREA-PA trabalhe em cima da sua atividade fim e, consequentemente, passe a segurança que a sociedade precisa – afirmou o Diretor Eng. Civil Janilton Ugolino, que esteve presente na ação.
A ação serviu como ponto de partida para colocar em prática um novo padrão das fiscalizações neste tipo de empreendimento, a partir de uma capacitação que abrangeu todos os agentes fiscais do CREA-PA.
- Houve uma capacitação por parte dos Conselheiros. Eles, dentro das suas respectivas câmaras, fizeram um treinamento para os fiscais e houve uma padronização das ações. Os fiscais, agora, estão utilizando um check list baseado em cima de legislação, para que tenham uma atuação mais assertiva dentro dos procedimentos – ressaltou Janilton Ugulino.
Junto com o aumento no número de ações de fiscalização, também será feita uma campanha de conscientização em relação às principais falhas que vem sendo detectadas.
- Na maioria das vezes os profissionais são habilitados, mas acabam lançando alguns dados errados. Assim nós queremos mostrar um novo CREA-PA dentro do seu papel na sociedade – disse Janilton.
- Quando o CREA-PA age de maneira certa, ele abre muitas oportunidades para os profissionais. O CREA-PA quer que as obras tenham profissionais capacitados e habilitados. Só que é preciso atentar que nós obedecemos legislações. Essas legislações, alguns profissionais desconhecem. A ideia é que estes profissionais estejam mais próximos do CREA-PA, para que acompanhem essas ações e saibam o que são essas legislações - finalizou o Diretor Janilton.
A primeira ação aconteceu no Residencial Castanheira, um condomínio horizontal próximo ao Hospital Metropolitano, em Ananindeua. Participaram da ação de fiscalização o Diretor Eng. Civil Janilton Ugulino, o gerente de fiscalização Anderson Sousa e o agente fiscal Donato Junior.