NOTA DE ESCLARECIMENTO: compensação de boletos em 30 minutos

Acessos: 1851

O CREA-PA entrou em contato com o Banco do Brasil para esclarecer sobre as manifestações de profissionais que não estão tendo acesso à compensação rápido de boletos.

Os pagamentos não compensados no tempo previsto estão sendo analisados pelo Banco do Brasil, que informou ao CREA-PA que está verificando as inconsistências informadas a respeito e que busca resolver a situação o mais rápido possível. A superintendência de Brasília está a par da situação.

O Banco do Brasil esclarece, ainda, que boletos pagos em outras instituições virtuais não participam do sistema de compensação, já que dependem do repasse da informação dos pagamentos realizados através de seus aplicativos, o que muitas vezes acontece no período noturno.

Vale esclarecer que, após o pagamento do boleto e processamento pelo Banco, o CREA-PA precisa receber o Arquivo de Retorno do Banco para que possa processar o arquivo como pago no sistema. É este retorno que tem demorado mais do que o normal e causado reclamações de alguns profissionais.

A compensação rápida de boletos surgiu para facilitar a vida dos profissionais do sistema e foi desenvolvida de forma pioneira através de uma parceria entre CREA-PA e Banco do Brasil. A ação vem sendo aprimorada e expandida para diversos outros Conselhos de classe em todo o país.

Nota BB.jpg