CREA-PA entra em entendimento para assinatura de Termo de Parceria com a FAMEP

Acessos: 116

O CREA-PA e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) reuniram em prol da assinatura de um Termo de Parceria, visando a capacitação de profissionais para a utilização da plataforma BIM.

Com a entrada em vigor do decreto nº 9.377, em maio de 2018, a plataforma BIM (Building Information Modeling) tornou-se parte de uma estratégia nacional que visa incentivar o uso dessa tecnologia em âmbito nacional. A partir de 2021, a modelagem 3D será exigida para a elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia.

As empresas de Engenharia terão que acessar a plataforma de projetos do governo federal e precisarão utilizar a ferramenta BIM que passa a ser obrigatória. Nesse contexto os profissionais de engenharia terão que passar por capacitação.

A iniciativa pretende aumentar em dez vezes a implantação da plataforma BIM. Com isso, espera-se que 50% do PIB da construção civil utilize a metodologia até 2024. Atualmente, somente 9,2% das empresas do setor da construção utilizam a modelagem em suas rotinas de trabalho. O dado é de um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

WhatsApp Image 2020-03-17 at 17.07.54.jpeg

­- Essa parceria cria oportunidades para que o CREA-PA, por meio de entidades de classe e instituições de ensino, promova treinamentos para capacitação de profissionais, no sentido de inserção à Plataforma BIM – ressaltou o Presidente em exercício do CREA-PA, Ricardo Accioly.

A parceria é mais uma ação em prol do profissional, visando um olhar para o futuro, com a missão de fortalecer a área tecnológica do Estado. Participaram da reunião o Presidente do CREA-PA, Eng. Civil e Eletr. Ricardo Accioly; e, pela FAMEP, o Diretor Técnico Francisco Oliveira e o Assessor Técnico Fabiano Cardoso.