Fiscais do CREA-PA atuam em ação conjunta de fiscalização da região do MATOPIBA
-
Acessos: 1317
Agentes fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará estão na região de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) realizando uma ação especial de fiscalização. Eles fazem parte do grupo de 40 pessoas, entre fiscais dos Creas MA, PA e TO, além de equipe de coordenação e administrativa de apoio, que estarão na região de 02 a 15 de fevereiro.
O período escolhido para a realização da ação foi uma solicitação dos empresários e das associações da região, visando evitar a época do plantio e colheita. Em apenas dois dias de operações foram registradas 15 situações de exercício ilegal da profissão.
A região tem um grande potencial econômico, viabilizado principalmente pelas atividades desenvolvidas na área da agronomia. As ações contemplam vários municípios, com três linhas de ação divididas em fiscalização Industrial, Agrícola e Obras e Serviços.
Os Agentes Fiscais Elival Nóbrega Cruz e Osman da Costa Franco Júnior, do CREA-PA, estão em ação conjunta com os fiscais da Bahia, na fiscalização de propriedades rurais que plantam soja, milho e algodão. Nesta semana as ações estarão fiscalizando indústrias da região, compreendendo os municípios de Luis Eduardo Magalhães, onde estão sediados os fiscais do CREA-PA, próximo da fronteira com o Tocantins, e Formosa do Rio Preto, sendo este último com ações mais voltadas à Zona Rural.
Nesta ação estão sendo utilizados, pela primeira vez, o aplicativo FISCREA, com a utilização de iPad. Este é o mesmo aplicativo que está sendo desenvolvido para aplicação ainda este ano no CREA-PA.
Todas as modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências serão fiscalizadas. O objetivo é proteger a sociedade e a região, que possui um universo de 2.589 profissionais e 474 empresas registradas, com a ideia de fiscalizar áreas não fiscalizadas ou fiscalizadas há mais de um ano.
Região da Matopiba - A expressão Matopiba resulta de um acrônimo formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ela designa uma extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos quatro estados mencionados.