Com presença do Presidente do CREA-PA, Ponte União recebe certificação de qualidade
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Projetada para suportar carga máxima de mil toneladas na base de sua pista de rolamento, a ponte União (antiga ponte Rio Moju) teve excelente desempenho durante o teste de carga que foi submetida desde as 3 horas da madrugada desta quinta-feira, 30, até às 11 horas da manhã.
A operação executada pelo doutor em ponte pela Universidade de São Paulo (USP), o engenheiro civil paraense Pedro Almeida, teve a supervisão do presidente do CREA-PA, Eng. Civil Renato Milhomem, que acompanhou de perto e fez várias visitas às obras de construção da ponte, desde o dia que foi derrubada por uma embarcação clandestina que navegava no local, em 6 de abril do ano passado.
- Hoje se faz história, é uma quebra de paradigmas para a engenharia paraense e brasileira, em relação ao tempo, a celeridade de uma obra e em termos de segurança. Uma obra de tamanha complexidade em relação à logística que foi colocada para não parar durante 24 horas ao dia, também em relação a soluções de engenharia excepcionais que hoje se reafirmam com os testes de cargas executados com total êxito por uma das maiores autoridades em ponte estaiada do Brasil, o engenheiro Pedro Almeida - destacou o presidente do CREA-PA.
Foram feitos vários ensaios com 15 caminhões em situações de repouso ou de frenagem para fazer o monitoramento do comportamento da estrutura, que foi construída durante cerca de sete meses e será entregue à população de Belém nesta sexta-feira, 31, às 10 horas, pelo governador Helder Barbalho.
A construção da ponte em tempo recorde devolverá a população do Pará um dos principais acessos terrestres da Região Metropolitana de Belém (RMB) com o Sudeste e Sul do Pará.
Foram construídos 268 metros que se juntaram aos outros 600 metros remanescentes da ponte, totalizando 868 metros. Toda a ponte está dotada de iluminação com sistema de captação solar distribuídos em 26 postes novos de um lado da pista a cada seis metros de distância um do outro. A ponte União também recebeu nova sinalização náutica no tabuleiro a 30 metros de altura. Além da qualidade da obra, a ponte está protegida em seus pilares ao longo do canal de navegação por defensas, que visam impedir o afundamento imediato diante dos impactos de balsas, possibilitando sua reparação em tempo suficiente após um impacto.
- Estamos devolvendo a população do Estado do Pará uma ponte de excelente qualidade testada e certificada, com sistemas de defensas em seus canais de navegação, que agora estão ampliados de 68 metros para 164 metros cada um - disse Pádua Andrade.
Fonte e fotos: Agência Pará.