CREA-PA participa da Semana de Engenharia do CESUPA

Acessos: 96

Na manhã da última quarta-feira, 04 de setembro, o CREA-PA participou da abertura da semana de engenharia do Centro Universitário do Pará (CESUPA).

 

IMG 9504

“Engenharia em tempos de crise” foi o tema principal da palestra de abertura, que teve como convidado o representante do CREA-PA, Conselheiro e Engenheiro Civi, Almir Magalhães. Ele falou sobre o cenário atual que atingiu o setor de engenharia, diminuindo expressivamente a contratação de engenheiros, após os desdobramentos da operação “Lava-Jato”, que envolveu várias empresas de engenharia.

— A crise política foi outro ponto que influenciou para o cenário do setor, agravando a desvalorização dos profissionais — falou o Conselheiro.

Além do tema principal, os participantes da mesa redonda puderam responder a outras perguntas que estão em foco atualmente, como o piso salarial dos engenheiros, a “pejotização” (inscrição de pessoa jurídica) como saída da crise e o futuro da engenharia brasileira daqui a 10 anos.

 

IMG 9562

Perguntado sobre o piso salarial, o coordenador do curso de engenharia de produção do CESUPA, Engenheiro de Produção Felipe Freitas, explicou o que pode ser benéfico com o cumprimento da lei 4.950 de 1966.

 — Eu acho injusto com base só no diploma, que profissionais de instituições distintas possam ter o mesmo nível de remuneração, do ponto de vista empresarial. Por outro lado, é muito válida a diferenciação para os profissionais mais qualificados e competentes — explicou o coordenador.

 

IMG 9506

A “pejotização” foi um dos temas explorados pelos palestrantes e, principalmente, pelo Reitor do CESUPA e Engenheiro Civil, Sérgio Mendes, que vê a criação de microempresas como uma saída para o setor.

— Eu vejo com muita esperança que essa solução não é temporária. Eu vejo que esse movimento de inovação e empreendedorismo é uma solução para o que vivemos hoje. O perfil dos novos engenheiros está muito ligado à ideia de empreender e não quer ficar no jornal procurando edital de concurso — falou o reitor.

 

IMG 9593

Esteve na mesa redonda o Reitor do CESUPA, Engenheiro Civil Sérgio Mendes e o Conselheiro e Coordenador Adjunto da Câmara de Engenharia Civil do CREA-PA, Engenheiro Civil Almir Magalhães. Também estiveram presentes os Coordenadores dos cursos de Engenharia da Computação, Engenheiro Eletricista Itamar Brito; de Ciência da Computação, Engenheira Eletrônica Alessandra Baganha; de Engenharia da Produção, Engenheiro de Produção Felipe Freitas e de Engenharia Civil e Arquitetura, Engenheira Civil Andréia Condurú.