25º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis foi aberto nesta quarta, em Florianópolis-SC

Acessos: 225

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 07 de agosto, a abertura do 25º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (CBENC). A edição deste ano acontece na cidade de Florianópolis-SC. O Congresso é organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), que completa 40 anos de existência em 2019.

A programação lotou o auditório da Federação Estadual das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Durante o dia, o CBENC já acontecia de forma oficial, através de minicursos ofertados a profissionais e estudantes da área de engenharia civil. A modalidade é a que possui maior número de profissionais registrados no sistema Confea/CREA.

WhatsApp Image 2019-08-07 at 20.54.29.jpeg

Na parte da noite, após a abertura oficial do evento, aconteceu a palestra magna, com o tema central do Congresso: “Engenharia Civil, conhecimento e base para o desenvolvimento”, proferida pelo General do Exército Brasileiro, Engenheiro Civil Carlos Alberto dos Santos Cruz. Em cerca de uma hora, ele falou um pouco sobre o histórico da engenharia civil, passando por grandes obras pelo Brasil e pelo mundo. 

O General também falou sobre a experiência dele em outros países e de quando participou do governo, relacionando com os desafios que a engenharia civil brasileira possui para o futuro, principalmente envolvendo políticas públicas e o grande número de obras que ainda estão inacabadas. Segundo ele, o desenvolvimento do país passa por uma engenharia forte.

- O desenvolvimento é medido, mas é muito mais uma percepção. Três coisa são levadas em consideração. Nível de educação, expectativa de vida boa e renda per capta. Mas é muito mais unformidade de ditribuição. A engenharia colabora com a infraestrutura, dando apoio a tudo isso, o que é fundamental para levar esse desenvolvimento a todo o país - disse o Carlos Alberto dos Santos Cruz.

WhatsApp Image 2019-08-07 at 20.54.30.jpeg

A programação se estende até a próxima sexta-feira, 08 de agosto, envolvendo minicursos, palestras, mesas redondas e debates.  

O CREA-PA esteve e seguirá presente no evento com o Presidente, Renato Milhomem, e os Conselheiros Pedro Neto, Antonio Neto, Almir Magalhães Junior e Inês Maria, todos Engenheiros Civis, assim como o Conselheiro Carlos Eduardo Domingues e Silva, que fez parte da mesa representando a Coordenadoria da Câmara Nacional de Engenharia Civil, do Confea. Além deles, também esteve presente o Presidente da ABENC-PA, Engenheiro Civil Alexandre de Moraes Ferreira.

WhatsApp Image 2019-08-07 at 21.22.18.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-07 at 20.54.30 (1).jpeg

Compuseram a mesa oficial de abertura do CBENC o Engenheiro Civil Francisco Ladaga, Presidente da ABENC; o Engenheiro Civil e Coronel Carlos Hassler, Secretário de Mobilidade Urbana de Santa Catarina; o Engenheiro Civil Joel Kruger, Presidente do Confea; O Engenheiro Agrônomo Ari Geraldo Neumann, Presidente do CREA-SC; o Diretor Presidente da Mútua, Engenheiro Civil Paulo Roberto Guimarães; o Engenheiro Civil Osmar Barros Junior, representante dos Conselheiros Federais do Confea; o Engenheiro Civil Carlos Eduardo Domingues e Silva, Coordenador Nacional da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Confea; e a Engenheira Civil Roberta dos Anjos, Presidente da ABENC-SC.