Ética Profissional e Agronegócio foram os temas da manhã do último dia do 10º CEP
-
Acessos: 4832
A programação do último dia do 10º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA começou na manhã desta sexta-feira, 28 de junho. As palestras e os debates focaram na questão ética e no potencial do Agronegócio.
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Engenheiro Eletricista Jovanilson Faleiro de Freitas, com o tema “Ética na Engenharia e na Agronomia”. Em cerca de uma hora de apresentação, ele falou sobre fiscalização, valorização e ética profissional, gerando um grande debate entre os presentes, baseado no futuro da engenharia no Brasil. Segundo o engenheiro, é necessário que a legislação seja clara em relação às atribuições e responsabilidades de cada profissão, para que seja possível uma fiscalização mais eficaz contra infrações do código.
O Agronegócio para o desenvolvimento regional Engenheiro Agrônomo Alfredo Oyama Homma. Ele fez uma explanação sobre o contexto histórico da agronomia na região amazônica e traçou um paralelo diante dos limites e das possibilidades que o setor possui para se desenvolver na região, destacando a segurança alimentar, matérias primas, emprego, renda e etc. Ele também apresentou números de desmatamento na região e potencial econômico das importações no setor.
A tarde desta sexta-feira, 28 de junho, reserva a última parte do 10º Congresso Estadual de Profissionais, quando haverá a reunião de grupos de trabalho, debate de propostas, plenária e eleição de delegados com mandato e sem mandato para defender as propostas debatidas no Congresso Nacional de Profissionais, em Palmas-TO.