Santarém recebeu terceiro Encontro Preparatório para o 10º CEP

Acessos: 234

Aconteceu nesta quarta-feira, 12 de junho, o terceiro encontro preparatório visando o 10º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), em Santarém.

Compuseram a mesa oficial do evento o presidente do CREA-PA, Eng. Civil Renato Milhomem; a diretora regional da Mútua-PA, Eng. Agr. Ana Maria de Faria; a coordenadora da Comissão de Organização do CEP, Eng. Amb. Paula Fernanda Pinheiro; o Inspetor de Santarém, Eng. Civ. Nadir Pires; o vereador Junior Tapajós; e o Secretário de Infraestrutura de Santarém, Eng. Civil Daniel Simões.

A3 IMG_7831.JPG

Diversos profissionais de Santarém e da região tapajônica compareceram ao auditório do IFPA e puderam conferir uma programação que envolveu palestras e debates em prol de melhorias para a área tecnológica de engenharia, agronomia e geociências. A escolha de Santarém como uma das cidades-sede dos encontros preparatórios se deu pelo potencial que possui na área profissional abrangida pelo sistema Confea/CREA. Principalmente no que se refere a grandes projetos de mobilidade, além dos desafios voltados para a biodiversidade, extremamente rica.

A1 IMG_7844.JPG

O Engenheiro Eletricista Jovanílson Faleiro de Freitas, Conselheiro do CREA-GO, ministrou palestra sobre o tema central do Congresso Estadual de Profissionais: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. Ele abordou os desafios, as demandas e se a área tecnológica está preparada para o que vem pela frente, focando principalmente nos novos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho.

 A2 IMG_7841.JPG

Em seguida, o Engenheiro Naval Juarez Botelho da Costa Junior palestrou sobre a Importância da Infraestrutura Logística no Desenvolvimento Regional. Profissional da área de navegação, ele destacou o potencial hídrico de transporte da região, bem como a importância das rodovias para o desenvolvimento do oeste do Estado. Falando sobre o que Santarém necessita para ampliar o desenvolvimento, ele citou a conclusão da pavimentação da Rodovia Federal Cuiabá-Santarém (BR-163), a expansão do projeto Ferrogrão, além da alteração do polígono do porto de Santarém.

A5 IMG_7857.JPG

A terceira palestra foi do Engenheiro Agrônomo Alfredo Kingo Oyama Homma, que falou sobre o Agronegócio no Desenvolvimento Regional. Ele fez uma explanação sobre o contexto histórico da agronomia na região amazônica e traçou um paralelo diante dos limites e das possibilidades que o setor possui para se desenvolver na região, destacando a segurança alimentar, matérias primas, emprego, renda e etc.

A6 IMG_7871.JPG

Ao final da programação, os profissionais entregaram propostas de melhorias na área de atuação das profissões abrangidas pelo sistema Confea/CREA. Essas propostas serão debatidas no 10º Congresso Estadual de Profissionais, que acontece entre os dias 26 e 28 de junho no auditório Albano Franco, da FIEPA, em Belém-PA.

As propostas que se destacarem serão defendidas no Congresso Nacional de Profissionais pelos oito delegados com mandato, e outros oito sem mandato, eleitos na ocasião do 10º CEP.  No Encontro Regional de Santarém, foram eleitos para concorrer a estas eleições, respectivamente, O Inspetor Auxiliar de Altamira, Eng. Mec. Max Prates, e o Eng. Agr. José Cláudio do Amaral.

A programação ainda contou com a apresentação do Grupo Folclórico Carimbó Regional Tapajoara, que cantou músicas da região em conjunto com apresentações de danças típicas da cultura paraense. Além do sorteio de brindes para os profissionais presentes.

A4 IMG_7834.JPG

C1 IMG_7850.JPG

C4 IMG_7866.JPG

C3 IMG_7862.JPG

C2 IMG_7858.JPG

C94 IMG_7894.JPG

C93 IMG_7892.JPG

C92 IMG_7890.JPG

IMG_7888.JPG

C9 IMG_7886.JPG

C8 IMG_7882.JPG

C7 IMG_7880.JPG

C6 IMG_7876.JPG

C5 IMG_7873.JPG