Paragominas recebeu segundo Encontro Preparatório para o 10º CEP

Acessos: 244

Aconteceu nesta quinta-feira, 06 de junho, o segundo encontro preparatório visando o 10º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Cultura, em Paragominas.

Compuseram a mesa oficial do evento o presidente do CREA-PA, Renato Milhomem; a diretora regional da Mútua-PA, Ana Maria de Faria; o chefe de gabinete do Confea, Luiz Antonio Rossafa; o Inspetor de Paragominas, Luiz Eduardo; o Conselheiro Pedro Paulo Mota; e o Secretário de Obras de Paragominas, Oceaníades Santa Brígida.

a1IMG_7767.JPG

Diversos profissionais de Paragominas e cidades próximas compareceram ao auditório da Secretaria de Cultura e puderam conferir uma programação que envolveu palestras e debates em prol de melhorias para a área tecnológica de engenharia, agronomia e geociências.

a7IMG_7789.JPG

O Engenheiro Agrônomo Luiz Antonio Rossafa, chefe de gabinete do Confea, ministrou palestra sobre o tema central do Congresso Estadual de Profissionais: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. Ele falou sobre economia, inovações tecnológicas, recursos naturais, atuação profissional e das empresas de engenharia, infraestrutura e os desafios que o país enfrenta no presente para a melhoria da área no futuro.

a4IMG_7771.JPG

O Especialista em Liderança Coorporativa, Flávio José Brunoro Carminati, que é diretor executivo da Juparanã Comercial Agrícola, palestrou sobre o Agronegócio para o desenvolvimento regional. Ele apresentou números que mostram a força do agronegócio paraense, destacando açaí, cacau, dendê, mandioca e pimenta do reino. Também mostrou que o Pará destaca-se, ainda, em citricultura, florestas plantadas, grãos e apicultura.  

a5IMG_7783.JPG

A Engenheira Ambiental Jossiele Fernandes ministrou palestra com o tema “Paragominas, referência de desenvolvimento verde”, mostrando como o município conseguiu alcançar um patamar de referência contra o desmatamento e o fomento da agricultura e da área tecnológica, através da engenharia, da agronomia e da geociência.

IMG_7808.JPG

Quem também conversou com o público foi o Secretário de Agricultura de Paragominas, Breno Colonelli. Ele fez uma participação especial falando sobre o que o Município vem fazendo e planejando para o futuro no ramo.

IMG_7812.JPG

Paragominas foi escolhida como uma das cidades-sede dos encontros preparatórios pelo potencial que possui na área profissional abrangida pelo sistema Confea/CREA, sendo ela uma inspiração para os que atuam no ramo. O próximo encontro acontece no dia 12 de junho, em Santarém-PA.

Ao final da programação, os profissionais entregaram propostas de melhorias na área de atuação das profissões abrangidas pelo sistema Confea/CREA. Essas propostas serão debatidas no 10º Congresso Estadual de Profissionais, que acontece entre os dias 26 e 28 de junho no auditório Albano Franco, da FIEPA, em Belém-PA. As que se destacarem serão defendidas no Congresso Nacional de Profissionais, pelos oito delegados com mandato e outros oito sem mandato, eleitos na ocasião do 10º CEP.  

IMG_7775.JPG

Cada Encontro Preparatório elege um representante para concorrer na eleição destes delegados. Em Paragominas, foram eleitos o Inspetor de Castanhal William Velasco, como delegado com mandato, e a Engenheira Civil Janusa Lopes.

Além do ganho intelectual, parte do público também foi premiado com diversos brindes que foram sorteados e ofertados pela Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-PA.

 IMG_7798.JPG

IMG_7797.JPG

IMG_7796.JPG

IMG_7822.JPG

IMG_7821.JPG

IMG_7820.JPG

IMG_7819.JPG

IMG_7817.JPG

IMG_7816.JPG

IMG_7815.JPG

IMG_7814.JPG