Primeiro Encontro Microrregional para o 10º CEP aconteceu nesta quinta, em Marabá

Acessos: 177

Ocorreu nesta quinta-feira, 30 de maio, o primeiro Encontro Microrregional relativo ao 10º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA. O evento aconteceu em Marabá e reuniu diversos profissionais e estudantes da área tecnológica na Câmara Municipal da cidade, que desponta no cenário estadual com grandes projetos de engenharia, que devem ajudar a alavancar o desenvolvimento do Pará.

Compuseram a mesa oficial a Coordenadora da Comissão de Organização, a Engenheira Ambiental Paula Fernanda Pinheiro; O Vice-presidente do CREA-PA, Antonio Ferreira Neto; a Presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais do Sul e Sudeste do Pará, Elizene Sarmento; a Diretora Regional da Mútua-PA, Ana Maria de Faria; o Vereador Cabo Rodrigo; o Inspetor do CREA-PA em Marabá, Clarindo Rodrigues; o gerente de planejamento de produção da Sinobras, Luciano Sousa; e a Coordenadora do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Fernanda Miranda. 

WhatsApp Image 2019-05-30 at 18.19.52.jpeg

O Presidente do CREA-PA, Renato Milhomem, participou do evento, respondendo perguntas e contribuindo com o debate após as palestras que foram muito elogiadas pelos presentes.

IMG_7734.JPG

O Engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho Luiz Antonio Rossafa, chefe de gabinete do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, ministrou uma palestra muito concorrida. Ele falou sobre o tema central do evento, Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, destacando os eixos temáticos que alimentarão as discussões do 10º Congresso Nacional de Profissionais: Inovações tecnológicas, recursos naturais, atuação profissional, infraestrutura e atuação das empresas de engenharia.

IMG_7726.JPG

O Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho, Wander Nepomuceno, palestrou sobre um a tema que está em grande discussão no país, a mineração, seu desenvolvimento e impactos na região. Em pouco mais de 45 minutos, ele destacou a vocação regional, a verticalização da cadeia mineral e a geração de empregos.

IMG_7731.JPG

A última palestra do dia foi ministrada pelo Engenheiro Civil Pedro Afonso de Oliveira Almeida e teve como tema a importância da infraestrutura e logística no desenvolvimento regional. Ele falou a respeito de pontes, algo primordial para o Pará, que possui terreno com diversos rios. O engenheiro aproveitou para falar a respeito do ocorrido com a ponte do Mojú, comparando com diversos outros projetos parecidos e que podem ser utilizados como exemplo para buscar soluções para a Alça Viária.

IMG_7743.JPG

Muitos profissionais e estudantes da região compareceram ao auditório da Câmara Municipal de Marabá. Os inscritos puderam participar com perguntas, o que gerou um debate produtivo entre os presentes e os palestrantes. Também houve o sorteio de diversos brindes oferecidos pelos patrocinadores e entregues pelas mãos do presidente do CREA-PA, Renato Milhomem, e da coordenadora da comissão de organização, Paula Fernanda Pinheiro.

IMG_5003.JPG

Diversos veículos de comunicação foram ao evento para publicar matéria. O próximo encontro regional acontecerá na cidade de Paragominas, no próximo dia 06 de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: www.creapa.com.br/cep/

Antes do encerramento, foi eleito um representante para concorrer à vaga de delegado com mandato para representar o CREA-PA no Congresso Nacional de Profissionais, que acontecerá em Palmas-TO, em setembro. A escolhida foi a Engenheira Civil Amara Melo, presidente da Associação dos Engenheiros do Carajás e Inspetora de Parauapebas. Para concorrer à vaga de delegado sem mandato foi eleita a Engenheira Civil Telma Aleixo da Silva.

As propostas de melhorias à profissão, idealizadas através dos debates, serão divulgadas posteriormente, de forma oficial, no site do Conselho.

IMG_7750.JPG