Sessão Especial na ALEPA homenageou CREA-PA por aniversário de 85 anos
-
Acessos: 1524
Na manhã desta segunda-feira, 22 de abril, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará foi homenageado em uma Sessão Especial, na auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Pará, alusiva à Comemoração dos 85 anos do CREA-PA.
Compuseram a mesa principal e Diretora Regional da Mútua-PA Ana Maria de Faria, o Presidente do CREA-PA Renato Milhomem, o Conselheiro Pedro Paulo Mota (representando a diretoria), o ex-presidente do CREA-PA, Elias Lima, Daniel Sobrinho (representando o Clube de Engenharia) e o Deputado Estadual Dirceu Ten Caten.
Diversos funcionários do CREA-PA estiveram presentes na Sessão. O Presidente Renato Milhomem destacou a importância do Conselho como defensor da sociedade.
- Primeiramente agradecer ao Parlamento Estadual por abrir as portas. Essa aproximação já era para termos há bastante tempo. Nós temos procurado isso através de uma frente parlamentar que já está bem ativa no Congresso Nacional, mas agora devemos nos aproximar também dos Deputados Estaduais. Até pelo momento que o Brasil vive, que é um momento não de rever a Engenharia, mas a falta de engenharia. Hoje a manutenção predial tem trazido transtorno à sociedade. Num dia um prédio cai, no outro cai um viaduto, uma ponte. Uma edificação pega fogo e morrem 10 crianças. Tudo isso é oriundo da ausência da engenharia. O CREA-PA tem como grande missão ser Guardião da sociedade e nada mais importante que estarmos junto com o parlamento Estadual, que também é um grande representante da sociedade e um Guardião de engenharia – afirmou o Presidente Renato Milhomem.
O Deputado Estadual Dirceu ten Caten destacou a importância das atividades ligadas aos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia para a economia do país, ressaltando a importância deles para o Parlamento.
- Para nós do Parlamento Estadual do Pará é uma grande honra poder proporcionar esse momento solene, uma sessão especial aprovada por unanimidade pelos 41 Deputados Estaduais da Assembleia Legislativa do Pará, para que nós possamos aqui dar as justas homenagens ao CREA-PA pela passagem dos seus 85 anos de fundação. Sabemos da importância que a engenharias tem para a construção de uma sociedade justa, igualitária e com oportunidades. Para nós é uma satisfação receber aqui os colegas Engenheiros para poder fazer um resgate da história, um resgate da importância que o CREA-PA tem não só não Estado do Pará, mas no Brasil. Nós temos 70% do PIB do nosso país representado pelas atividades ligadas ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, então ficamos felizes. Um momento importante, uma troca de experiências, de informações e o que a gente tem a dizer é desejar vida longa ao CREA – afirmou o Deputado Estadual Dirceu ten Caten.
A Diretora Regional da Mútua, Ana Maria de Faria, falou o apoio que a Caixa de Assistência dá não apenas ao Conselho, mas aos profissionais que compõem o Sistema Confea/Creas.
- Eu agradeço ao Deputado e a todos os seus colegas da casa. A gente se sente muito honrado nessa casa, sendo a segunda vez que estou aqui me sentindo honrada representando como parte integrante do CREA-PA. Doutor Renato colocou muito bem o posicionamento do CREA-PA, as atribuições dele, o trabalho que ele vem fazendo aqui no estado, engrandecendo a classe tecnológica, valorizando não apenas o trabalho, mas principalmente o profissional da área tecnológica. A Mútua é uma caixa de assistência ao profissional que vem dando apoio social ao sistema como um todo. É uma caixa de assistência que vem para dar esse apoio social não apenas as profissionais, mas ao sistema como todo. Apoia o CREA-PA em suas iniciativas sociais, nos seus eventos, apoio aos profissionais, colabora no que pode para dar qualidade a esse profissionais – afirmou a Gerente Regional da Mútua, Ana Maria de Faria.
A Sessão de hoje foi o começo de uma semana que terá programação especial em comemoração aos 85 anos do CREA-PA, que envolverá a inauguração de um mural na Sede, ação social junto à AVAO, além de giro de palestras em faculdades, Sessão Solene e Culto ecumênico no Conselho.