Crea-PA participa da Primeira Reunião do Grupo de Trabalho de Segurança e Estudo de Barragens do Pará

Acessos: 608

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará participou da primeira reunião oficial do Grupo de Trabalho de Segurança e Estudo de Barragens do Pará (GT Barragens). A reunião foi realizada com o propósito de elaborar medidas a serem tomadas em relação às barragens de mineração existentes no Estado e conhecer mais sobre o assunto.

Com treze instituições participantes, entre secretarias de Estado, órgãos fiscalizadores e reguladores, o grupo foi criado pelo Decreto Estadual nº. 13/2019, que norteia o funcionamento dos trabalhos. Nesta primeira reunião estavam presentes o Governador Hélder Barbalho, que presidiu o encontro, e os membros titulares e suplentes dos órgãos participantes, que tiveram a oportunidade de ouvir e pautar as medidas preventivas.

AgenciaPara 205f

Durante a reunião, foi apresentado, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), um panorama das barragens existentes no Estado, mostrando a classificação das construções licenciadas pelo Estado. O Governador Hélder propôs, também, a proibição da construção de barragens com o perfil da de Brumadinho e Mariana-MG, para que não ocorram desastres iguais.

AgenciaPara 961

O Crea-PA, presente como membro do GT, foi representado pela Engenheira Ambiental Paula Pinheiro, que destaca como de extrema importância a participação do Conselho no Grupo de trabalho.

- O Crea-PA, como órgão regulador e fiscalizador dos profissionais da área tecnológica no Estado do Pará, tem muito a contribuir para que o GT tenha seu objetivo atendido – disse a engenheira.

A próxima reunião está marcada para o dia 15 de fevereiro, quando o GT concluirá as medidas que serão aplicadas e traçará os planos de vistorias.

Clique Aqui para acessar o Decreto Estadual.

Imagens: Agencia Pará