Crea-PA realiza fiscalização no empreendimento de Belo Monte

Acessos: 265

No último dia 31 de janeiro, o Crea-PA realizou ação de fiscalização na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira-PA. A fiscalização foi motivada por conta dos acontecimentos recentes em Brumadinho-MG, onde houve o rompimento da barragem de rejeito de minérios, no Córrego do Feijão. 

WhatsApp Image 2019 02 05 at 11.37.22

A fiscalização ocorreu através da supervisão regional de Santarém, representada pela Engenheira Civil e Supervisora Regional Adriana Falconeri, e pelo Agente fiscal de Altamira, Laércio dos Anjos Anastácio. Durante visita a equipe foi recebida pelo Coordenador de Operação da Norte Energia, José Emílio dos Anjos, que acompanhou os fiscais mostrando os setores do comando central, galeria elétrica, área de montagem, poço da turbina, piso do gerador e tomada d’água. Foram verificadas, também, as licenças das empresas que fazem parte do Consórcio.

WhatsApp Image 2019 02 05 at 11.38.35

Atualmente, 11 empresas prestam serviço ao Consorcio Construtor Belo Monte (CCBM), divididas em três linhas, apoio, meio ambiente e consórcio fornecedor. O projeto de Belo Monte contempla 18 turbinas principais, com 611 megawatts (MW) de capacidade cada, além de seis máquinas complementares de 39 MW cada. Todas as máquinas de menor porte já estão em operação. Ao todo, Belo Monte terá 11.233 MW de capacidade, com investimentos estimados em R$30 bilhões.

Empresas que fazem parte do Consórcio: CONGEVE, GE, VOITH, ENESAELM, ANDRITZ, BIOS AMBIENTAL, BIOS CEV, RUMO AMBIENTAL, CONEVAL, REAL e MANSERV.