A segunda ação do Natal Solidário 2018 aconteceu no abrigo João de Deus

Acessos: 424

Na manhã da última sexta-feira (21), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará, em parceria com a Mútua-PA, realizaram as doações referentes à campanha do Natal Solidário 2018. A instituição contemplada foi o abrigo João de Deus, localizada na Travessa Joaquim Távora, no bairro da Cidade Velha.

IMG 5036

O abrigo foi fundado em 1981 pelo Padre Xaveriano Francisco Gugliotta. É uma das instituições católicas, de Belém, que oferece ajuda grátis a pessoas que não possuem uma moradia fixa. Dirigido por freiras, diretoria voluntária e sócios contribuintes, o abrigo não recebe ajuda financeira de instituições governamentais e depende de doações para se manter, atendendo 23 idosos.

IMG 4806

A visita ao abrigo foi realizada pelo presidente do Crea-PA, Renato Milhomem, juntamente com os funcionários do Conselho e representantes da Mútua-PA. A responsável pela recepção foi a irmã Simone, uma das representantes do abrigo. Durante a visita, foi preparado um café da manhã para os residentes da casa de apoio, doados pelos visitantes.

IMG 4863

Logo após o café, os idosos puderam ter um momento de descontração conversando com os visitantes, recebendo carinho e atenção. No segundo momento, foi feita a distribuição de lembranças para os residentes da casa. Como forma de agradecimento, os idosos fizeram uma pequena oração pela ajuda e por tudo que receberam.

IMG 4811

Para a Irmã Simone, as doações são sempre muito bem-vindas.

 - Antes de tudo, fazemos parte de um instituto religioso, uma congregação de Irmãs chamadas de missionárias do Jesus Bom Samaritano, que faz parte da Arquidiocese de Belém, sendo nosso superior geral o Bispo Dom Alberto Taveira. Depois dele, a nossa Madre, Irmã Maria Rayol. O abrigo tem uma diretoria que é toda voluntaria, possui também uma coordenação geral que tem à frente a irmã Maria, a principal diretora do abrigo. A casa de acolhimento não recebe ajuda da prefeitura e nem do estado, porem vive e sobrevive de doações da providência de Deus – explicou a Irmã.

IMG 4922

Para a irmã, mesmo o abrigo tendo suas dificuldades, tem se mantido forte em seu objetivo, que é ajudar o próximo.

 - Nas minhas palavras o abrigo é uma obra de Deus, que já tem mais de 30 anos, mesmo tendo suas dificuldades internas com despesas fixas, medicações, entre outros. Deus sempre vai abençoando quem vive aqui, trazendo em nossa porta as doações, seja de alimentos perecíveis, roupas, sapatos e outras coisas que necessitamos – concluiu a Irmã Simone.

IMG 5002

Para o presidente Renato Milhomem, o abrigo necessita de mais visibilidade e ajuda da população, pois carecem não só de bens materiais, mas também de afeto.

 - O Crea-PA, junto ao abrigo João de Deus, tem uma conotação muito importante, porque ele vai dar visibilidade à sociedade das necessidades dessas instituições que carecem da ajuda, em relação à doações e até mesmo da presença de pessoas para conversar e ouvir o que eles têm a falar. Muitos deles foram excluídos da sociedade ou abandonados pela família. Então o Crea-PA vem, nessa ação pontual, primeiramente suprir um pouco dessas necessidades e mostrar para a sociedade essa lacuna que existe entre as famílias e os idosos. Vislumbramos também organizar mais ações do mesmo caráter, para dar visibilidade a essas instituições – explicou o presidente Renato Milhomem.

Acesse Portal da Transparência\Participação Social\Outras Ações