Crea-PA, Prefeitura de Tucuruí e ONG assinam Acordo para colocar em prática Engenharia Pública

Acessos: 398

Em visita a Tucuruí-PA, nesta terça, 18 de dezembro, o Presidente do Crea-PA, Renato Milhomem, visitou a Inspetoria local e assinou um Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho, a Prefeitura de do município e a ONG Internacional Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Tucuruí.

2018 12 19 at 09.52.19

A iniciativa, articulada pelo Inspetor de Tucuruí e Secretário Municipal Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Midson Cardoso, visa colocar em prática a Engenharia Pública, através da Lei Municipal 8.638/2010 e da Lei Federal 11.888/2008.

2018 12 19 at 09.52.18

Com o acordo, a prefeitura viabilizará a logística mínima necessária para que os membros dos ESF - Núcleo Tucuruí possam desenvolver os projetos e acompanhar as obras das famílias de baixa renda, com área de até 70m². Por outro lado, o CREA viabilizará tarifas diferenciadas às famílias beneficiárias do projeto.

2018 12 19 at 09.52.18 1

- O projeto ajuda a mudar a cultura social dos estudantes e profissionais recém-formados - é o que diz Abner Cipriano, diretor da ESF - Núcleo Tucuruí.

- A Lei Federal que regula a engenharia pública completa uma década esse ano. As ações práticas precisam ser implementadas para a população - destaca o Inspetor e Secretário Municipal de Tucuruí, Midson Cardoso.

- O momento de dificuldades pelo qual passa o país é oportuno para que o Conselho externe também o seu lado social, otimizando a fiscalização e ainda ajudando no desenvolvimento do sítio urbano – ressaltou o presidente do Crea-PA, Renato Milhomem.

É uma oportunidade, uma ferramenta a mais para desenvolver a cidade. Esperamos que a nossa prefeitura esteja implementando um modelo de organização através desse projeto – disse o prefeito de Tucuruí, Artur Brito.

2018 12 19 at 09.52.19 1

A Procuradora do Município, Doutora Edileuza Meireles, apoiou o Acordo de Cooperação Técnica, que é o primeiro nessa modalidade envolvendo o Crea-PA, uma prefeitura e a ONG Engenheiros Sem Fronteiras.