Crea-PA e Mútua iniciam o Natal Solidário 2018
-
Acessos: 2160
Na manhã desta quinta-feira (29), o Conselho regional de Engenharia e Agronomia do Pará em parceria com a Mútua, representado pelo chefe de gabinete do Crea, José Rodrigues, e pela diretora regional da Mútua, Eng. Agrônoma Ana Maria Pereira de Faria, deram o início ao natal solidário 2018, com palestras informativas sobre as campanhas do outubro rosa e novembro azul.
A campanha é uma ação contínua, iniciada em 2007, entre os membros de um grupo em prol de um benefício comum, tendo como objetivo oferecer nosso sentimento solidário, seja com doações, seja como voluntário para beneficiar pessoas que estão em situação de necessidades básicas ou carência afetiva, ou Associações/Instituições que não possuem recursos financeiros.
A primeira palestra foi ministrada pela vice-presidente e voluntária da AVAO Sandra Nascimento, que abordou em sua palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama e próstata. A palestrante falou sobre a instituição, que realiza o voluntariado a dezenove anos com o intuito de prestar assistência e apoio psicossocial à pacientes com câncer que fazem tratamento no Hospital Ophir Loyola. Outros temas abordados foram relacionados aos pacientes com câncer, falando sobre autoestima, a importância da valorização pessoal, o amor ao próximo e as doações realizadas a instituição que necessita de todo o apoio.
A palestrante finalizou com uma pequena mensagem para os que estavam presentes.
— o nosso muitíssimo obrigado em nome de todos da AVAO e aqueles que precisam de nossa ajuda, agradeço ao senhor e a tudo que nos concede, obrigado pela família que se reúne aqui, daí a cada um deles a consciência necessária em teu nome, que eles possam ter a consciência de respeitar uns aos outros, reconhecer que cada um aqui representa o teu grande amo, e precisamos reconhecer o quanto tu nos ama. Assim como Jesus, que foi o maior voluntariado que o mundo já conheceu e continua sendo, sei senhor que você se abre para derramar bênçãos sobre todos presente e em nome da AVAO eu lhe agradeço – Concluiu Sandra Nascimento.
Ao final da palestra a representante da AVAO pediu para que todos os presentes pudessem agradecer com ela, rezando um pai nosso por todas as doações realizadas e bênçãos alcançadas para aqueles que necessitam da doação e apoio do voluntariado.
O Segundo momento foi realizado com a palestra da Drª Amanda Raquel da Silva Gomes, graduada em medicina pela Universidade Federal do Para - UFPA, especialista em clínica Médica e Oncologia Clinica, pelo Hospital Ophir Loyola-PA. A Oncologista abordou na palestra a qualidade de vida e os três pilares que ajudam na prevenção e combate ao câncer de mama e próstata, e explicou como funcionam esses pilares que cuida da alimentação. Tendo bons hábitos alimentares; sobre o corpo, mantendo a prática de exercícios físicos constante e o cuidado com a mente, por se tratar de doenças que afetam o psicológico e a auto estima das pessoas.
A Drª Amanda teve também a oportunidade de falar sobre os processos que os alimentos recebem, e o quanto esses alimentos que são considerados práticos podem ser prejudicial a saúde de todos. Outro assunto relacionado à alimentação foi o uso excessivo do açúcar refinado e explicou sobre as dúvidas no uso do adoçante, relacionando esses assuntos a vários outros que podem ser coligados ao desenvolvimento do câncer.
No ponto relacionado à prevenção, a médica explicou a importância da realização de exames que detectam a presença do câncer no sistema, e que esses exames ajudam na cura em casos de descobertas no estágio inicial da doença. Ao final da palestra, Amanda deu algumas dicas sobre a alimentação, e fez uma abertura para os participantes realizarem perguntas e tirarem suas dúvidas sobre o tema.
— tudo e uma questão de costume, o habito faz o monge e faz mesmo, eu me lembro de uma época que a porta do meu carro estava quebrada e não abria por fora, somente por dentro, onde eu tinha que entrar pelo carona para poder abrir a porta do motorista. Fiz isso durante um mês, mesmo depois de ter concertado a porta do carro continuei fazendo. O mesmo vale para outros hábitos, e meu principal conselho e que pare de utilizar o açúcar, de forma moderada e progressivamente, pois, todo açúcar que não tem fibras em seu auxílio pode ser prejudicial – finalizou a Drª. Oncológica.
Relembramos que a Associação de Voluntariado de Apoio à Oncologia recebe doações todos os dias e necessita de colaboração para ajudar os que necessitam neste momento de luta. Todas as doações podem ser feitas diretamente para a AVAO, que fica localizada na Travessa 14 de abril, Nº 1472, São Brás.
Convidamos de antemão que a Segunda Ação Solidária da parceria entre Crea-PA e Mútua-PA, englobará o Abrigo João de Deus, que fica na Travessa Joaquim Távora, no bairro da Cidade Velha. Fundado em 1981, pelo Padre Xaveriano Francisco Gugliotta, conta com a ajuda de voluntários e depende de doações para se manter. O objetivo é fornecer abrigo e assistência a desabrigados doentes ou idosos sem vínculo familiar, através de auxílio médico, social, psicológico e fornecimento de medicamentos.
Data: 21/12/2018 às 9h
Beneficiará: Abrigo João de Deus
Doação: atadura, álcool 70 e óleo de girassol
Emergencial: material de limpeza (sabão, detergente, água sanitária, vassoura e pano de chão)
Roupa usada em perfeito estado de uso.
Local: CREA/PA — Travessa Dr. Moraes, 194 — (esquina com a Brás de Aguiar)
Acesse Portal da Transparência\Participação Social\Outras Ações