Projeto: O Futuro da Minha Cidade, Santarém-PA
-
Acessos: 2365
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em co-realização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e realização local com o Sindicato da indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA), realiza o convite para o evento O Futuro da minha Cidade, em parceria com o Crea-PA.
O projeto de âmbito nacional segue pela segunda vez no Pará, desta vez em Santarém, e vem discutir ações criativas e sustentáveis para o desenvolvimento de nossas cidades.
O objetivo do projeto é mobilizar a sociedade local para ser protagonista do futuro em suas comunidades, criando soluções para a sustentabilidade urbana. A idéia é sensibilizar as principais lideranças do município mostrando que é possível uma parceria entre a sociedade e a prefeitura de forma a assegurar tanto o crescimento econômico da cidade quanto a melhoria de sua qualidade para as pessoas.
O projeto foi idealizado e realizado como experimento em Maringá-PR. Hoje, já foi implementado em 27 cidades, entre elas Goiânia-GO, Brasília-DF, Manaus-AM, Bento Gonçalves-RS, Natal-RN, São Luís-MA, Volta Redonda-RJ e nos próximos meses será levada à Rio do Sul-SC, Santa Rosa-RS e Santos-SP.
A implementação do projeto ocorre por iniciativa da Sociedade Civil Organizada, que cria um Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codese) de forma voluntária e apartidária, para organizar a participação da sociedade nas propostas do planejamento urbano da cidade a longo prazo.
O passo inicial em Santarém acontecerá dia 12 de dezembro, das 18h às 22h, no auditório da UFOPA, com as palestras da Arquiteta Urbanista Marcella Arruda, coordenadora de projetos do Instituto A Cidade Precisa de Você e Co-idealizadorada da Escola Sem Muros, projeto este selecionado para a Bienal de Arquitetura de Veneza-ITA. A segunda palestra será realizada pelo Engenheiro Civil e Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental Silvio Barros, ex prefeito de Maringá-PR, entre os anos de 2004 e 2008, e eleito três vezes como o prefeito empreendedor do Paraná, pelo Sebrae.
As inscrições são gratuitas com a doação de 1 kg de alimento não perecível e podem ser feitas clicando AQUI ou na imagem abaixo.