Crea-PA participa de Reunião com a Secretaria de Meio Ambiente de Parauapebas-PA

Acessos: 211

Nesta semana, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará participou de reunião com o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Parauapebas-PA. A reunião foi programada para conversar sobre a implantação de novas torres de telecomunicações, e os impactos gerados pelas mesmas.

Na reunião onde o Crea-PA esteve representado pelo Inspetor Chefe de Parauapebas, Engenheiro Agrônomo Francisco da Silva, estiveram presente várias instituições que foram convidadas para tratar do assunto, entre elas, estavam a Secretaria de Meio Ambiente Municipal, a Secretaria de Produção Rural, Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-BIO).

A Principal dúvida na reunião foi o impacto gerado a saúde e ao meio ambiente na região, em relação à implantação de novas torres que vai de contra as resoluções da ANATEL Nº 683 e municipal. Na resolução da ANATEL pode ser verificado que as disposições das torres de telecomunicações não podem ser de menos de 500 metros de uma instalação para outra, obrigando as empresam a compartilhar as torres já existentes.

Diante dessa situação, foi proposto pelos participantes que a implantação deve ser cuidadosamente analisada, verificando afundo as resoluções da ANATEL e municipal, usando como base pesquisas já divulgadas de especialistas na área. Deve ser feito também, um estudo que verifique o quanto pode ser prejudicial ou não a saúde da população e os impactos ao meio ambiente.