Carnaval Seguro: CREA-PA intensifica ações de fiscalização nos municípios paraenses
-
Acessos: 87
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) iniciou, neste mês de fevereiro, a campanha Carnaval Seguro, uma ação intensiva de fiscalização nos principais eventos carnavalescos que ocorrem em todo o Pará.
Durante o feriado prolongado de Carnaval, o CREA Móvel, veículo adaptado com a infraestrutura necessária para prestar apoio administrativo e operacional nos serviços aos profissionais do Conselho, está nas ações de fiscalização, até o dia 22 de fevereiro, percorrendo os municípios Salinópolis, Bragança e Capanema.
A campanha “Carnaval Seguro” visa orientar e assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho para garantir a segurança da população.
De acordo com a presidente, eng. Civil Adriana Falconeri, o Crea-PA averigua se essas montagens estão legalizadas com o seu responsável técnico emitindo as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART). “Os nossos fiscais estão verificando a montagem de palcos e camarotes, arquibancadas, palco, sonorização, instalações elétricas, além de projetos contra incêndio e pânico”, disse Adriana.
FISCALIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS
As ações de fiscalização foram realizadas no período de 14 a 18 de fevereiro de 2023 (terça-feira a sábado), onde teve foco nos eventos de carnaval, feiras e parques de exposição para verificação in loco, das atividades de instalação de equipamentos mecânicos e eletromecânicos, gerador de energia, subestação, iluminação, sonorização, instalação elétrica, estruturas metálicas, trio elétrico, banheiros químicos, tendas, projetos e outros. Tais ações foram executas conforme rotas/municípios a seguir:
a) Rota 1: Bragança (Cidade e Praia de Ajuruteua), Augusto Correa, Salinópolis, Nova Timboteua, Primavera e Quatipuru.
b) Rota 2: Vigia, Colares, São Caetano de Odivelas, Santo Antônio do Tauá, Santa Isabel (Cidade e Vila Caraparu), Benevides e Mosqueiro;
c) Rota 3: Terra Alta, São João da Ponta, Curuçá, Marapanim, Praias de Marudá e Algodoal;
d) Rota 4: Barcarena (Cidade e Praia do Caripi), Abaetetuba (Cidade e Praia de Beja);
e) Rota 5: Cametá (Cidade e Praia da Aldeia);