CREA-PA visita local que deve receber corrida com campeões da Fórmula 1 em Santarém
-
Acessos: 834
Nesta quarta-feira, 02 de junho, agentes fiscais do CREA-PA estiveram no local que receberá, em outubro, a quinta prova da Extreme E, uma categoria de corridas off-road, sancionada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que promove inclusão e deixa legado na área do meio ambiente.
A Extreme-E utiliza carros do tipo SUV elétricos, que contam sempre com dois pilotos, um homem e uma mulher. Nas provas, disputadas em etapas classificatórias e eliminatórias, cada um dirige uma das duas voltas no circuito, promovendo a igualdade de gêneros. Além disso, todos os equipamentos e carros chegam às cidades através de navio, como uma espécie de “paddock flutuante”, afim de reduzir as emissões de carbono.
Os locais foram escolhidos para aumentar a conscientização sobre os aspectos das mudanças climáticas. O calendário possui corridas no deserto, na praia (essas duas já disputadas), em geleiras (glacial e ártico) e na floresta (Santarém), que receberá a quarta de cinco etapas da competição, nos dias 23 e 24 de outubro. O local escolhido para sediar a prova é a Área de Proteção Ambiental de Alter do Chão, cartão postal conhecido mundialmente e que sofreu incêndio em 2019.
Em sua temporada de estreia, a categoria tem pilotos consagrados do automobilismo, como o ex-campeão mundial de Fórmula 1, o inglês Jenson Button. Na lista também tem o maior campeão da história dos campeonatos mundiais de rally, o francês Sebastien Loeb e o bicampeão mundial de rally, o espanhol Carlos Sainz, pai de Carlos Sainz Junior, atual piloto da Ferrari.
Outros nomes que se destacam são os donos de algumas das equipes: o inglês Lewis Hamilton, heptacampeão mundial e maior vencedor da história da Fórmula 1, e o último piloto a batê-lo na disputa, o alemão Nico Rosberg, campeão mundial de fórmula 1 em 2016, que costuma se fazer presente nos fins de semana de corrida da Extreme-E.
O CREA-PA deve atuar na fiscalização de obras e serviços do evento, que ainda não possui um traçado definido, nem qualquer confirmação de presença de público. Só dá para saber que os pilotos terão um grande desafio pela frente, em plena na Pérola do Tapajós.
Nico Rosberg, campeão da Fórmula 1 em 2016.
Jenson Button, campeão da fórmula 1 em 2009, corre ao lado da sueca Mikaela Åhlin-Kottulinsky
Equipes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton duelam na categoria