Mesa redonda levou autoridades e órgãos públicos ao CREA-PA, para discutir biorremediação de resíduos para a Região Metropolitana de Belém
-
Acessos: 1253
Na noite de quinta-feira, 27 de fevereiro, o CREA-PA recebeu diversas autoridades, órgãos públicos e profissionais do sistema para debater a questão da biorremediação de resíduos da região metropolitana de Belém, um tema que apresenta urgência para resolução.
O evento contou com duas palestras. A primeira foi do prefeito de Marituba, Eng. Eletricista Mário Filho, falou sobre as ideias que aponta como as mais eficazes para a resolução do lixão da cidade. Responsável pelo projeto apresentado pelo prefeito, o Eng. Civil Mario Russo complementou a apresentação com a parte técnica do que está planejado.
O doutor em Eng. Civil e Conselheiro do CREA-SC, Aloisio Pereira da Silva, palestrou com o tema “Cidades sustentáveis – Integração entre planejamento urbano, mobilidade e infraestrutura”. A palestra é um case que vem sendo implementado em Santa Catarina e reduz os resíduos e custos com manutenção futura de obras.
Após as apresentações, uma mesa redonda foi comanda pelo vice-presidente do CREA-PA, Eng. Eletricista Ricardo Accioly. Diversas dúvidas, sugestões e ideias foram respondidas e debatidas pelos presentes.
Um grande número de órgãos públicos esteve representado no evento, que também contou com a presença de vereadores de Marituba e a Deputada Estadual Michelle Begot, assim como secretários de prefeituras da região metropolitana.
Compuseram a mesa oficial o Prefeito de Marituba, Eng. Eletr. Mário Filho; o Presidente do CREA-PA, Eng. Civil Renato Milhomem; o vice-presidente do CREA-PA, Eng. Eletr. Ricardo Accioly; o Professor Eng. Civil Mário Russo; e o Doutor em Eng. Civil, Aloisio Pereira da Silva.
A estudante de Eng. De Produção da Faculdade Estácio, Luiza Correa, também participou apresentando um projeto, que foi vencedor do prêmio Mútua 2019 como inovação tecnológica, que idealiza uma espécie de saco de dormir com produtos reciclados, destinado a doação para moradores de rua.
A mesa redonda foi iniciativa do CREA-PA, pelo fato do Conselho se colocar como parte integrante na busca por soluções tecnológicas que possam ajudar o desenvolvimento do estado.