Ministro do TCU palestra para profissionais e fala sobre PEC 108
-
Acessos: 1522
O 9º Encontro de Lideranças do Sistema Confea/CREA e Mútua, que está acontecendo em Brasília, contou com uma palestra do Ministro do Tribunal de Contas da União, André Carvalho. Ao lado do Presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger, o Ministro falou e deu orientações de procedimentos a respeito do sistema do TCU.
Dialogar com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com a Controladoria Geral da União (CGU); baixar normativos observando as diretrizes do Acordão 1925/2019; reforçar o planejamento estratégico, tático operacional; dar o máximo de retorno dos recursos aplicados em suas atividades finalísticas e melhorar a qualidade dos gastos”, esses foram os pontos destacados por André Luís de Carvalho, ministro substituto TCU, durante a palestra sob o título “O Futuro do Sistema Confea/Crea e Mútua – Perspectivas a partir das recomendações dos Acórdão 1925/2019”.
Uma plateia repleta de profissionais esteve presente no auditório principal do Centro Internacional de Convenções de Brasília. Entre os presentes, o Presidente do CREA-PA, eng. Civil Renato Milhomem, que assistiu a palestra ao lado do Presidente do CREA-RO e Coordenador Adjunto do Colégio de Presidentes, Eng. Agr. Wolney Parente Junior, do Chefe de Gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Antonio Rossafa, e do ex-Conselheiro Federal e ex-Presidente do CREA-RR, Marcos Camoeiras.
Quem também prestigiou o evento foi o Superintendente Administrativo do CREA-PA, Jeferson Cordeiro de Lima.
Sobre a PEC 108 – Proposta de Emenda à Constituição que altera a natureza jurídica dos conselhos e defende a desregulamentação de diversas profissões – Carvalho acredita que “está perdendo força”. Para ele, a PEC apresenta “um erro grave. Parece não conhecer o Sistema e parte da premissa que não funciona e precisa ser mudado”.
Ao finalizar a palestra, Carvalho lançou um desafio aos participantes do 9º Encontro de líderes do Sistema Confea/Crea: “O mundo está mudando. Várias atividades de engenharia são realizadas por robôs. Vocês já estão pensando qual o nível e o que deve ser levado em conta na fiscalização do trabalho de um robô?”
O 9º Encontro de Lideranças do Sistema Confea/CREA e Mútua se encerra nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, ao meio dia.