Em parceria com CREA-PA, profissionais criam grupo de trabalho voltado para Engenharia Biomédica

Acessos: 1267

Em conjunto com Engenheiros Biomédicos, o CREA-PA criou um grupo de trabalho na área de Engenharia Biomédica. Com o objetivo de aprimorar a atuação dentro do mercado, fiscalização dos equipamentos e aumento da segurança do paciente, instituições de saúde e usuários.

O grupo é constituído pelos Engenheiros Biomédicos Guilherme Pereira, Petrônio Vieira Junior e Celso Vaz. Eles estiveram reunidos com o Presidente do Conselho, Eng. Civil Renato Milhomem, além do Gerente de Fiscalização, Jader Silveira, e o Conselheiro Mario Couto.

WhatsApp Image 2020-01-23 at 12.02.14.jpeg

A Engenharia Biomédica, apesar de muito importante, ainda é pouco divulgada. Este grupo de trabalho vem como um apoio aos profissionais e suas as áreas de atuação. O grupo busca o reconhecimento dos profissionais que atuam na área junto ao Conselho.

- Estamos em trabalho conjunto com o CREA-PA, juntando esforços para que a Engenharia Biomédica seja devidamente desenvolvida, evitando que profissionais não habilitados exerçam essas atribuições - disse o Professor Petrônio Vieira Junior, Coordenador de Engenharia Biomédica da UFPA.

Nesse sentindo, o trabalho em conjunto com o Conselho passa pela fiscalização, que segundo os próprios membros ainda não é feita da forma ideal.

- Do ponto de vista prático, nós ainda não temos uma fiscalização mais efetiva por não termos antes esse contato imediato (com o CREA). Essa interação é fundamental para que a gente possa levar saúde à população – disse Celso Vaz, Engenheiro Biomédico da UFPA.

A eficácia da fiscalização passa pelo treinamento e capacitação dos profissionais, já que a cada dia que passa os desafios da área ficam cada vez maiores.