CREA-PA mostra a ART Automática para todo o Brasil, através da SOEA
-
Acessos: 1239
Na tarde desta terça-feira, 17 de setembro, no segundo dia da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, em Palmas-TO, o CREA-PA fez uma apresentação através dos Gerentes de Tecnologia da Informação, Ray Fran Pires, e de Registro e Cadastro, Cristiane França. O assunto abordado foi a ART Automática, uma inovação que foi lançada no primeiro semestre de 2019.
Na antiga ART, no momento em que o profissional ia emitir a anotação, era permitido a ele que colocasse qualquer atribuição, mesmo que esta fosse exclusiva de outra modalidade de engenharia. A análise era subjetiva e levava cerca de dois a cinco dias antes de ser liberada, sendo ainda sujeita a falhas.
Com a ART Automática, isso mudou. O preenchimento não é mais subjetivo, mas objetivo, ficando liberadas apenas as atribuições cadastradas pelo profissional. Com isso, a análise subjetiva ficou restrita apenas a casos de exceções, fazendo com que a anotação esteja liberada automaticamente assim que o boleto bancário for compensado.
O projeto é inovador e foi feito em conjunto com o CREA-BA, que também possui a tecnologia. De acordo com o Gerente de TI, Ray Fran Pires, o projeto é aprimorar a ferramenta.
- A ideia do Pará é que o profissional emita a ART e em 20 minutos todo o processo esteja acabado, incluindo emissão, compensação do boleto e liberação da anotação. É algo que está em projeto para ser implementado em um futuro bem próximo – garantiu Ray Fran Pires.
Diversos profissionais estiveram presentes para assistir a apresentação. Um dos que passou pela palestra foi o Presidente do CREA-GO, Eng. Agr. Francisco Almeida. Os CREAs de Goiás e Pará possuem uma grande proximidade, sendo parceiros em diversos projetos em prol da Engenharia.