Inspetoria de Santarém busca superar desafios para melhorar números da fiscalização

Acessos: 2175

Uma das maiores Inspetorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará, Santarém vem buscando soluções para deixar ainda mais eficiente a fiscalização. Em 2018, foram 581 ocorrências registradas entre autos de infração e notificações.

O desafio para este ano é melhorar estes números, através de ideias simples, prevenção e melhorias que devem ser implantadas pela Gerência de TI, onde se buscará, principalmente, uma fiscalização educativa, diminuindo os autos de infração, e melhorar a regulamentação de serviços, em obediência às normas.

 

2019 03 14 at 09.26.51

- Nós temos um grupo de Engenheiros chamado Engenheiros do Oeste e Tapajós, onde nossos dois fiscais foram inseridos nesse grupo. Lá são feitas muitas denúncias. Então as pessoas acabam atuando como fiscais também, para nos ajudar no nosso trabalho. Chegam fotos das obras que não tem placa, por exemplo, ou obras que tem algum tipo de risco. Eles postam no grupo, os fiscais ficam sabendo automaticamente, eu também, aí nós os acionamos. Quando não, a prefeitura também. Aí a gente vai fazer fiscalização em conjunto. Isso já agilizou bastante os nossos serviços, mas ainda temos o problema de termos um baixo número de fiscais. O quantitativo é muito pequeno para o número de obras que tem em Santarém – explicou o Inspetor Chefe, Engenheiro Civil Nadir Pires Martins.

O Crea-PA, junto à Gerência de Tecnologia de Informação e a Gerência de Fiscalização, deve colocar em prática ações que facilitem essas atuações, como aquisição de tabletes, aparelhos celulares modernos com internet e programas de fiscalização georreferenciada, que devem tornar o processo mais ágil.

 

IMG 1981

Até o início de março de 2019, através de denúncias e fiscalizações de rotina, a Inspetoria de Santarém já realizou 73 ocorrências entre autos de Infração e notificações. Segundo o Inspetor Nadir Pires, esse número ainda deve aumentar, de acordo com dados que vem sendo levantados.

 - Esse dado ainda não é oficial, mas eu comecei a fazer um levantamento desde o mês passado e nós temos, mais ou menos, umas quinhentas e poucas obras em andamento em Santarém. Ainda temos Belterra, Mojuí dos Campos e a região de rios, onde podemos citar Alenquer, Alemirim, Prainha e Monte Alegre. São cidades próximas e que nós precisaríamos de um contingente maior para fazer uma fiscalização mais efetiva – disse o Inspetor Chefe.

Segundos os dados do sistema SITAC, a Inspetoria de Santarém registrou pouco mais de 2.300 novos profissionais desde o ano de 2012 até o atual. Uma das formas de reduzir a necessidade de novas autuações é atuando na prevenção. Isso se dá através da conscientização dos novos profissionais que estão saindo das universidades, para que saibam suas obrigações, deveres e direitos que terão quando estiverem em atuação no mercado.

 - Temos parcerias com Universidades em palestras e cursos. Há cursos que ministramos em convênio com essas Universidades para alunos de engenharia. Agora teremos um seminário de capacitação e treinamento da fiscalização, que será realizado na Ulbra, no final de março. Já estamos acertando a questão do auditório e teremos em torno de 20 pessoas nesse treinamento. Estamos sempre recebendo solicitações de universidades para que se ministre palestras para os alunos do curso de engenharia. Sempre estamos disponíveis. Quando não vou, vai a Adriana Falconeri, Supervisora Regional. Nós falamos do sistema Crea/Confea, conscientizando sobre legislação e ética, explicamos para os acadêmicos como vai ser quando se formarem, como o mercado funciona, qual a postura que precisam ter perante a sociedade. Nós somos munidos de fé pública, então tudo aquilo que falamos e colocamos no papel, acaba sendo dado como verdade. Precisamos ter muito cuidado com isso e coibir a atuação dos maus profissionais – finalizou o Inspetor Chefe, Engenheiro Civil Nadir Pires Martins.