Saiba como foi o dia dos Conselheiros do Crea-PA e veja mais detalhes sobre a reeleição do Conselheiro Carlos Eduardo, no Encontro de Líderes e Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Acessos: 1730

Após a abertura do 8º Encontro de Líderes e Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, os representantes do Crea-PA iniciaram as atividades nas primeiras reuniões de 2019, e votaram para eleger os Coordenadores Nacionais de Comissões e Câmaras Especializadas. Fique por dento de tudo o que fizeram os representantes do Crea-PA.

 

Screenshot 2

Com 16 dos 24 votos, o Conselheiro Carlos Eduardo Domingues, do Crea-PA, foi reeleito Coordenador Nacional da Câmara Especializada de Engenharia Civil. Ele falou da importância de continuar o trabalho: “A nossa proposta apresentada para a câmara foi aceita, fazendo com que os conselheiros, coordenadores de câmaras regionais, ao saber do trabalho que nós realizamos ano passado, acreditaram no que nós fizemos e nos reelegeram para a coordenação Nacional da engenharia civil. Então, agora é continuar o trabalho que já foi iniciado no passado, brigando pela engenharia civil, lutando pela modalidade engenharia civil, para que a gente possa atingir os objetivos dentro daquilo que nós almejamos. Vamos entrar de corpo e alma, mais uma vez, dentro da área de trabalho, para que a gente possa tocar em frente e tentar que a área tecnológica cada vez mais tenha a confiança do mercado”.

O Engenheiro Agrônomo Pedro Paulo Mota é o representante do Crea-PA na Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética. Ele aponta medidas necessárias para fortalecer o trabalho junto aos profissionais. “O coordenador de 2018 fez um breve relato sobre as reuniões que aconteceram, os seminários. Nós tivemos tempo para tirar algumas dúvidas, que foram de fundamental importância no relato dos processos e também as propostas de alteração de algumas resoluções. Uma de fundamental importância que não avançou foi a criação do diário eletrônico do CREA. O profissional que responde na comissão de ética, ele é julgado pela câmara. Então ele vai, através do sistema, tomar conhecimento. Tá acontecendo muita falha quando é emitido pelo correio. Daí ele muda de endereço, diz que mudou de endereço e a gente não consegue localizar. Através desse correio eletrônico oficial, ele não vai ter a justificativa para relatar o desconhecimento”.

 

Screenshot 4

O Engenheiro Agrônomo Dilson Frazão é o representante do Crea-PA na Câmara Especializada de Agronomia. Ele falou sobre a primeira reunião do ano. ”Tivemos a primeira reunião da CCEAGRO, onde foi apresentado o relatório de todas as atividades do ano de 2018 e algumas expectativas e perspectivas para 2019, no sentido de aumentar cada vez mais a participação da CCEAGRO nos destinos da Agronomia dentro do sistema Confea/Crea. Por último nós tivemos a eleição dos coordenadores a nível nacional. O Conselheiro Kleber Santos, do Distrito Federal foi eleito o coordenador e o Conselheiro José Carlos Pacheco dos Santos, de Pernambuco, o adjunto. Agora vamos dar continuidade às pautas estabelecidas”.

 

Screenshot 5

O Engenheiro Florestal Antonio Moreira é o representante do plenário do Crea-PA na Câmara Especializada de Engenharia Florestal. Ele falou sobre o que foi discutido na primeira reunião do ano. “A discussão da súmula anterior e a realização das reuniões deste ano nos estados. Também a eleição para coordenação da câmara, que ficou com o conselheiro Rafael, de Rondônia, e a coordenadoria adjunta, que ficou com o Conselheiro Guilherme, do Rio Grande do Sul. Foi uma eleição bem tranquila e nós agora vamos partir para o planejamento das nossas agendas”.

 

Screenshot 6

A Engenheira Ambiental Paula Pinheiro é a representante do Crea-PA na Comissão de Educação e Atribuição. Estreante, ela tem boas perspectivas para 2019. “Na primeira reunião nós tivemos um balanço do que aconteceu no último ano, quais foram os processos analisados, pautas da nossa comissão e as questões da atribuição profissional. Agora nós vamos trabalhar na elaboração do plano de trabalho da comissão e as deliberações das reuniões. Deliberações de qual rumo nós vamos tomar. É a minha primeira vez na comissão e está sendo muito importante essa troca de experiência. Eu estou aprendendo muito, espero contribuir e elevar o nosso compromisso com o CREA”.

 

Screenshot 7

O Geólogo José Pastana é o representante do Crea-PA na Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas. Ele destacou a necessidade de fortificar a fiscalização, principalmente na mineração. “O plano de trabalho está sendo construído no momento em que, no Brasil, a mineração é destaque, infelizmente negativo. É da maior importância a participação do CREA e da engenharia de minas, principalmente na luta para mostrar para a sociedade que a área tecnológica tem propostas, tem condições para contribuir para o desenvolvimento do país. Em termos de tecnologia, a mineração do Brasil não deve nada a ninguém. O que precisa ser fortalecida, realmente, é a fiscalização. Então nós vamos ter uma luta muito grande no sentido de mostrar dentro do tema a necessidade de fortalecer não apenas a tecnologia, mas de fortalecermos a atividade fiscalizatória. Tecnologia hoje existe, o que precisa é o CREA fiscalizar os profissionais envolvidos na atividade da mineração. Entre elas a construção de barragens.”

 

Screenshot 8

O Engenheiro de Segurança do Trabalho, Rui Dinamar, é o representante paraense na Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho. É o segundo ano seguido dele na função. Para 2019, ele deseja colocar em prática o que não foi possível em 2018. “Nos foi apresentado pelo Confea um plano de trabalho onde nós acrescentamos também outras ações para serem desenvolvidas em 2019. Além, claro, da eleição dos coordenadores, a Luciana, do Mato Grosso do Sul, ficou como titular. O adjunto é do Estado do Rio de Janeiro. Infelizmente nossas reuniões não são deliberativos, por isso temos dificuldade. A gente sempre está enviando as nossas opiniões, nossos trabalhos, nossas ações e elas são parcialmente ou, às vezes, não atendidas pelo Confea.”

 

Screenshot 9

A Engenheira Eletricista Ana Zélia é a representante do Crea-PA na Câmara Especializada de Engenharia Elétrica. No primeiro ano como coordenadora, ela tem boas perspectivas para o ano de 2019. “As expectativas para 2019 são muito boas. O nosso coordenador nacional foi reeleito e nós temos boas perspectivas dentro da área de Engenharia Elétrica. Como coordenadora da câmara de Engenharia Elétrica é minha primeira vez. Estou no segundo ano como Conselheira do CREA-PA. Gostei da reunião de hoje, achei que foi uma apresentação muito boa, vamos aguardar os próximos dias, mas hoje já tive uma boa projeção do que vai ser no ano de 2019. A Engenharia Elétrica precisa de representantes bons, que estejam interessados em levar a nossa Engenharia para os políticos verem sua grandiosidade, o quão importante ela é para a nação”.

 

Screenshot 10

O Engenheiro Mecânico Newton Soeiro é o representante do Crea-PA na Câmara Especializada de Engenharia Industrial, que foi coordenada pelo Engenheiro Naval Juarez Botelho, em 2018. Ele falou dos desafios para 2019. “O nosso companheiro Juarez estava à frente no ano passado e desenvolveu um excelente trabalho. O novo coordenador que assumiu é uma pessoa que tem o interesse de realmente fazer coisas boas e nobres dentro dessa área e nós já nos colocamos à disposição. Eu posso colaborar em alguns setores das engenharias mecânica, naval e industrial. Já tenho uma experiência larga, anos de vivência de trabalho e nós vamos dar essa colaboração. Isso é bom para o nosso estado e inclusive para a própria presidência atual do nosso conselho, que é uma presidência nova e quanto mais coisas novas o CREA fizer, mais isso é importante para o nosso estado.”