Crea-PA comemora o dia do Engenheiro Ambiental com palestras e mesa redonda
-
Acessos: 2290
O Crea-PA, em parceria com a Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Pará (APAE-PA), a Federação Nacional de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS) e a MÙTUA-PA, abriu as portas do conselho para comemorar a data alusiva ao dia do Profissional de Engenharia Ambiental.
Para comemorar esta data, foram preparadas palestras divididas em dois dias, abordando assuntos em torno do profissional de Engenharia Ambiental, conscientização ambiental, o mercado de trabalho, o Sistema Confea/CREA/Mútua e mesa redonda falando sobre o licenciamento ambiental no Estado do Pará e o papel do Engenheiro Ambiental.
A palestra realizada na quarta-feira, 30 de janeiro, foi voltada para os profissionais internos do Conselho, abordando o tema de conscientização Ambiental nas Empresas, ministrada pela Engenheira Ambiental e Conselheira do Crea-PA,Paula Fernanda Pinheiro Ribeiro Paiva. A palestra teve o intuito de conscientizar os profissionais sobre gestos que podem contribuir para a diminuição dos impactos ambientais ao planeta e a diminuição de gastos com materiais descartáveis.
Para a engenheira, é possível diminuir os impactos causados ao meio ambiente mudando algumas atitudes.
- A palestra para os funcionários do Crea foi sobre atitudes sustentáveis e teve como objetivo mostrar aos colaboradores ações e práticas, que podem ser feitas no dia a dia, para melhorar nossas atitudes e o meio ambiente – destacou a Conselheira Paula Fernanda.
Já a palestra realizada na quinta-feira, 31 de janeiro, foi voltada para os profissionais e acadêmicos de Engenharia Ambiental, que puderam apreciar um pouco da experiência e o conhecimento dos palestrantes. No primeiro momento, a mesa foi composta pelo presidente do Crea-PA, Renato Milhomem, pelo Engenheiro Agrônomo e Conselheiro Pedro Paulo Mota, pela Diretora Regional da Mútua-PA, Ana Maria Pereira de Faria, e pela Engenheira Ambiental e Conselheira do Crea-PA Paula Fernanda Pinheiro Ribeiro Paiva, que abriu o ciclo de palestras do dia explicando um pouco sobre o mercado de trabalho para a Engenharia Ambiental e o Sistema Confea/Crea/Mútua.
Para a palestrante e Engenheira Paula Fernanda, essas ações são importantes, tanto para os profissionais quanto para a sociedade.
- Foi uma manhã produtiva, com a participação de 170 profissionais e estudantes inscritos e a votação da nova diretoria da Apea. A Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental agradece ao presidente do CREA pelo espaço e por deixar as portas abertas para que a gente possa integrar as ações da engenharia ambiental, junto ao sistema Confea/Crea e toda a sociedade – disse a engenheira.
Já o segundo momento, foi realizada uma mesa redonda formada pelos representantes da APAE-PA, os Engenheiros Ambientais Bernardo Augusto Almeida Caires, Naiana Silva de Lima, Ricelly Luciana Luz Maia do Rosário e Mariane Furtado, que falaram sobre o licenciamento ambiental no Estado do Pará e o papel do Engenheiro Ambiental, respondendo perguntas da plateia e tirando as duvidas de profissionais recém-formados e acadêmicos da Engenharia Ambiental.
Ao final das palestras foi realizada a Assembléia Extraordinária da APAE-PA, quando ficou definida a nova diretoria da associação, que ainda será homologada.