Crea-PA participa de vistoria em ponte que apresentou corrosão após choque com balsa, na Alça Viária
-
Acessos: 2848
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará, Renato Milhomem, participou de uma vistoria na ponte Rio Moju, na manhã deste sábado (26), acompanhando o Governador do Estado, Helder Barbalho, o Secretário de Estado de Transportes, Pádua Andrade, deputados, técnicos da SETRAN e do Corpo de Bombeiros.
A ponte Rio Moju, que fica no quilômetro 48 da Alça Viária, apresentou problemas de corrosão em pilares e estacas depois que uma balsa se chocou com a estrutura em abril de 2018, além de dilatação acima do normal entre dois blocos de concreto que compõem a pista de rolamento. A situação foi denunciada por moradores da região.
- Desde ontem (sexta-feira), os técnicos da Setran, do Crea e do Corpo de Bombeiros estiveram aqui e estão hoje novamente para analisar os comprometimentos que a ponte apresenta. Já na segunda-feira à tarde, na reunião do grupo de trabalho criado para isso, deverão ser apresentados os primeiros estudos e apontamentos que vão balizar a tomada de decisões do Governo do Estado. De toda forma, já solicitei que sejam liberados recursos do tesouro para a execução das medidas emergenciais – disse o Governador, Helder Barbalho.
O Presidente do Crea-PA, Renato Milhomem, apontou a falta de manutenção preventiva como possível causa para a situação.
- Com o passar do tempo e a falta de medidas preventivas, é claro que os problemas vão se agravando e acabamos chegando a uma situação emergencial, como a que temos agora, em que, embora não haja risco de rompimento, a gravidade existe – disse o presidente do Crea-PA, Renato Milhomem.
O Secretário de Transporte, Pádua Andrade, destacou que o histórico também será levado em consideração no estudo que apontará medidas corretivas para a ponte.
- Estamos analisando as informações de laudos anteriores da ponte e investigando melhor a situação para que se possa fazer a gestão correta desses problemas. A estrutura está estável e, por isso, não é necessário interromper o tráfego por enquanto. Vamos implementar as medidas emergenciais e, para isso, já estamos em caráter de mobilização – disse o Secretário de Estado de Transportes, Pádua Andrade.
Imagens: Agência Pará