Homenagens e reconhecimento marcam a comemoração dos 85 anos do Confea

Acessos: 1904

Em 2018, o Dia do Engenheiro, 11 de dezembro, coincide com a celebração dos 85 anos do Confea.  Durante a comemoração, o presidente eng. civ. Joel Krüger destacou a importância da engenharia para o desenvolvimento do país.  “Tudo passa pela engenharia, nós somos os protagonistas do desenvolvimento nacional, precisamos defender os interesses do país, a soberania nacional”, declarou o presidente.

Além do vice-presidente, eng. eletric. Edson Delgado, do presidente da Mútua, eng. agr. Paulo Guimarães, do conselheiro federal eng. agr. Daniel Salati; o presidente Joel fez questão de enaltecer a presença feminina no Sistema, convidando a diretora da Mútua, eng. agr. Giucélia Figueiredo e a engenheira  - e empregada - do Confea Águeda Lúcia Avelar.

 

Mesa de autoridades na abertura dos 85 anos

Mesa de autoridades na abertura dos 85 anos

A diretora Giucélia falou do protoganismo feminino no Sistema. “É muita honra estar aqui representando as mulheres das nossas profissões.” Já a empregada Águeda  lembrou que nos 50 anos do Confea já fazia parte do corpo funcional. “É muita honra estar aqui representando todos os colegas do Confea. Vamos seguir cumprindo o nosso compromisso sempre com muito afinco e ética”, disse a também engenheira.  O conselheiro Salati endossou a lista de presentes nos 50 anos e já se adiantou em dizer que pretende estar presente no centenário do Federal. “É muito emocionante estar aqui celebrando os 85 anos e vou me cuidar para estar presente nos 100 anos do Confea”, disse Salati.

Mais fotos no Facebook do Confea

Na solenidade ainda houve a comemoração dos 50 anos dos Creas de Alagoas, Paraíba e Goiás, os 45 do Crea Maranhão e os 60 anos Crea de Santa Catarina. 

Placas

Ainda durante a solenidade, um vídeo sobre o Dia do Engenheiro foi exibido no plenário e ao lado de empregados e assessores, os engenheiros Joel Krüger, civil, e Edson Delgado, eletricista, respectivamente presidente e vice do Confea e conselheiros federais, participaram do descerramento da placa comemorativa aos 85 anos do Confea – criado pelo Decreto 23.569, de 11 de dezembro de 1933, assinado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.

 

 Descerramento da placa

Descerramento da placa

No descerramento da placa de 85 anos do Confea, o presidente compartilhou os parabéns. “É uma história construída por todos, deveria constar nessa placa o nome de todos os funcionários, de todos os presidentes de Creas, dos presidentes do Confea, todos que juntos construímos esses 85 anos”, saudou Krüger. Uma réplica de tamanho reduzido, a placa comemorativa aos 85 anos também foi entregue aos 18 conselheiros titulares e seus suplentes.

Exposição Dia do Engenheiro

Na sede do Conselho Federal, duas exposições aguardavam funcionários e visitantes nesta terça-feira (11).Uma com fotos, placas e documentos que registram os acontecimentos mais importantes desse período, resgatando a memória da instituição. A outra exposição com doze telas com cenas do cotidiano profissional de engenheiros ganharam o toque estético do artista plástico goiano Toninho Euzébio.

 

Exposição em alusão ao Dia do Engenheiro

Exposição em alusão ao Dia do Engenheiro

Salvação da lavoura, está sempre ligado, semeia vida, rompe barreiras, protege o meio ambiente por inteiro, tem o poder da transformação... Para ilustrar essas e tantas outras habilidades do profissional da Engenharia, uma outra exposição também foi montada no Confea neste 11 de dezembro.

Telas com cenas do cotidiano profissional de engenheiros ganharam o toque estético do artista plástico goiano Toninho Euzébio, conhecido por fazer intervenções com desenhos inusitados e até divertidos em fotografias. Além de compor a exposição, as imagens fazem parte do vídeo que homenageia os profissionais. Confira!

Memória

Documentos, objetos e arquivos contam a história dos 85 anos do Confea dentro do Espaço Memória, projeto elaborado pela área de Documentação e exibido no hall da sede do Conselho. “Tivemos que fazer o garimpo resgatando as informações em revistas, fotos e documentos disponíveis dentro do Conselho”, conta Socorro Ferro (Sedoc) que anualmente tem levado a exposição para contar a história da instituição ao público da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

Fernanda Pimentel, Julianna Curado e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea